Aplicativos de mensagem de deputados pernambucanos são invadidos

0
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

A Polícia Civil está investigando invasões a aplicativos de mensagens de deputados de Pernambuco. Ao menos cinco deputados estaduais, um federal e um assessor foram vítimas.

Criminosos se passaram pelos parlamentares para pedir dinheiro a contatos da agenda por meio de mensagens de texto. No caso dos deputados, os ataques ocorreram no WhatsApp. O assessor teve o Telegram clonado.

A Delegacia de Crimes Cibernéticos, no Centro do Recife, investiga as invasões a seis contas, sendo cinco de deputados, uma delas do federal João Campos (PSB), e outra do chefe de gabinete dele. Além disso, o deputado estadual José Queiroz (PDT) também informou, na quinta-feira (9), ter sido vítima dos criminosos.

De acordo com o delegado Eronides Meneses, responsável pelas investigações, os criminosos pediram transferências bancárias entre R$ 5 mil e R$ 23 mil. Os valores, comparados ao padrão para esse tipo de crime, é considerado alto. Três pessoas chegaram a repassar o dinheiro.

Para Campos, os ataques não aparentam ter cunho político e foram direcionados aos deputados simplesmente pelo número de contatos que os parlamentares têm.