Relevante comenda no âmbito da Segurança Pública pernambucana, o Colar do Mérito Correicional da Corregedoria Geral da SDS foi entregue na tarde desta quarta-feira (31/07), em solenidade realizada na Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Esmape). Nesta edição do evento, foram agraciados 42 civis e militares, entre servidores e autoridades, pela participação ou colaboração com as atividades desenvolvidas pela Corregedoria.
Criada pela Lei nº 11.929, de 02 de janeiro de 2001, a Corregedoria Geral da SDS desempenha importante papel na prevenção e na boa condução da atividade policial, sendo responsável por apurar eventuais desvios de conduta entre os servidores das forças policiais e do sistema penitenciário de Pernambuco, por meio de procedimentos disciplinares.
Prestigiando o evento, o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho destacou o respeito que as instituições têm pela sociedade é diretamente proporcional a um órgão correcional que atue de uma forma justa. “Sabemos a importância de termos em nossa instituição uma Corregedoria forte e, a atual condução do órgão, tem sido feita de uma maneira muito justa”, elogiou o gestor da pasta da SDSl.
Em seu discurso, a corregedora-geral Mariana Cavalcanti destacou o orgulho pela entrega de uma comenda com muito significado, que envolve a ética e a moral. “Ao contrário do que muitos pensam, a Corregedoria não atua apenas como órgão repressor. Além da instauração de processos administrativos e disciplinares de cunho punitivo, também temos atuado significativamente sob o viés preventivo, em eventos do Estado. Em encontros, temos dado ênfase ao bom comportamento e à conduta ilibada dos policiais pernambucanos, sempre pautados na lei e na Justiça”, declarou. Ao final, Mariana Cavalcanti agradeceu a confiança e o apoio do secretário Alessandro Carvalho, bem como do corregedor-geral adjunto, coronel RRPM Fernando Aníbal, seu braço direito na Corregedoria.
Entre as autoridades civis e militares agraciadas, estavam a secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira; os procuradores da PGE Paulo Fernando Vieira Loyo e Flávio Germano de Sena Teixeira; o juiz Gleydson Gleber Bento Alves de Lima Pinheiro; o defensor público-geral Henrique Costa da Veiga Seixas e o ex–superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco, Sávio José da Silveira Macêdo. O evento contou ainda com a presença do comandante-geral em exercício da PMPE, Cláudio Ricardo Gonçalves Lopes; do comandante-geral do CBMPE, Francisco de Assis Cantarelli Alves, bem como dos demais servidores da SDS e de suas operativas.
Decreto – Criado pelo decreto número 42.336, em 12 de novembro de 2015, o Colar do Mérito Correicional tem como finalidade reconhecer os relevantes serviços prestados por civis e militares, incluindo integrantes e ex-integrantes da Corregedoria, bem como instituições públicas e privadas. A concessão do Colar é da competência da governadora do estado de Pernambuco.
Fonte: SDS