Estol é uma das possibilidades para queda de avião em Vinhedo (SP), apontam especialistas

0

A forma em espiral que o ATR-72-500 da Passaredo caiu nesta sexta-feira (9) sugere a ocorrência de um estol —que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar—, apontam especialistas.

O estol é uma situação na qual a asa perde completamente a sustentação útil, o que causa a queda brusca do avião. A depender da altitude e da condição, é possível recuperar a altitude em voo.

“A gente vê nas imagens que o avião tem algum problema de controle, porque ele não conseguia mais se sustentar. Pela imagem, está em estol, ou seja, perdeu a sustentação. Ela precisa de uma velocidade mínima para que consiga manter a sua sustentação no ar”, disse Geraldo Portela, especialista em gerenciamento de risco e segurança.
O estol pode acontecer, por exemplo, por formação de gelo sobre as asas —e na rota do Passaredo havia essa formação, segundo pilotos ouvidos pelo g1 e pela Globonews.

As causas do acidente serão investigadas pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica que investiga acidentes aéreos.

O acidente
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Ainda não há informações de vítimas.

“A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, informou a Voepass.

A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a “Ação Inicial da ocorrência”.

(com informações do G1)