“Já é o quinto somente agora em agosto”, diz secretário de Serviços Públicos de Juazeiro sobre registro de furto de fiação elétrica

0

Em agosto de 2024, Juazeiro enfrenta uma onda de furtos de fiação elétrica, com o município registrando seu quinto incidente apenas neste mês. A situação tem gerado grandes prejuízos e transtornos para a população e para a administração municipal. Para entender melhor a situação e as ações em andamento, o secretário de Serviços Públicos de Juazeiro, Valdicio Pinheiro, concedeu uma entrevista exclusiva.

Os roubos têm afetado diversas áreas da cidade, incluindo a estrada que liga Assaí à divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco. “Já é o quinto somente agora em agosto”, relatou o secretário, que detalhou os danos causados pelos furtos, como o incêndio na caixa contadora e o desmantelamento da fiação, resultando em prejuízos significativos e transtornos para a população.

Pinheiro ressaltou os esforços da secretaria para combater o problema. “A gente tem se preocupado e feito alguns vídeos de denúncia, feito boletins de ocorrência e participado de operações intensificadas com a polícia para identificar os responsáveis. Um dos criminosos já foi identificado e conduzido ao conjunto penal. Estamos fazendo informativo a população já que o município de estados da Bahia e Pernambuco foram prejudicados”, explicou.

Os efeitos dos roubos não se limitam à interrupção do fornecimento de energia. O secretário apontou a situação crítica em Mandacaru, onde quase 900 metros de fiação foram furtados, resultando na queda da iluminação em várias áreas do distrito. “Foram 16 torres apagadas, conseguimos fazer o restabelecimento da rede e distribuímos novamente a energia. Colocamos a fiação por cima para evitar futuros roubos, embora o investimento seja muito alto”, disse Pinheiro.

O secretário também destacou os desafios financeiros e logísticos enfrentados pela prefeitura para lidar com as consequências dos furtos. “O custo estimado para a reconstituição da fiação chega a cerca de 180 a 250 mil reais. Isso sem contar o tempo e o desgaste, muitas vezes ocorrendo nos finais de semana e madrugadas. A polícia está investigando para procurar os receptadores”, afirmou.

Em relação as ações para combater a prática Valdício contou que “Vamos intensificar uma ronda mais intensiva nos locais onde está tendo mais essa prática, assim, sabemos que podemos coibir esses acontecimento. As pessoas podem denunciar pelo 190”, detalhou o secretário.

Com a parceria de diversas secretarias, como a de Urbanismo, e esforços conjuntos com a Polícia Civil, Pinheiro espera que os problemas com furtos de fiação e o abandono de áreas públicas sejam mitigados. “Estamos trabalhando para melhorar os serviços e a infraestrutura da cidade. A parceria com a população e com outras entidades é crucial para alcançar nossos objetivos”, concluiu.

Além dos esforços para combater o roubo de fiação, a secretaria tem investido em melhorias e manutenção da infraestrutura da cidade. O secretário mencionou projetos de requalificação e a construção de novas praças, como a Praça Manoel Borges e a Praça Maria Bonita Lampião, entre outras. “Estamos entregando praças completamente requalificadas com iluminação de LED, arborização e urbanização para a população”, afirmou.

Em relação à limpeza urbana, Pinheiro abordou o cronograma de mutirões em bairros da cidade, incluindo a Avenida Raul Alves e o bairro Ipiranga. “Estamos intensificando a limpeza dos canais e enfrentando a questão das muriçocas, que aumentaram devido à safra e plantio”, explicou.