SSP-BA divulga balanço da segurança com redução em mortes violentas e aumento de prisões entre janeiro e agosto

0

Na manhã da segunda-feira (19), a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apresentou um balanço de um ano da atuação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) . A cerimônia foi realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e mostrou também os dados da segurança entre janeiro e agosto de 2024.

Conforme divulgado pela pasta, entre os meses citados houve uma redução de 13,8% das mortes violentas em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram contabilizados 2.675 casos contra 3.105 registrado em 2023. A queda também foi registrada em crimes como roubo de veículo, furto de veículo, roubos a ônibus e roubos de banco.

Em destaques, os meses de junho e julho tiveram os menores números em mais de uma década. Com 285 casos de mortes violentas em junho, e 339 em julho, os montantes de cada mês foram os menores desde 2012. Os dados foram coletados até o último dia 12 de agosto.

Outro ponto positivo no balanço apresentado pela SSP-BA foi o número de prisões, que teve um aumento de 3,5%. Com base no levantamento, foram 10.922 contra 10.556, uma alta de 366 criminosos capturados, sendo 65 deles, grandes lideranças do crime organizado na Bahia. Dentre os líderes presos, 19 foram encontrados em outros estados e 16 deles faziam parte do Baralho do Crime.

Parte das prisões se deram por meio do sistema de reconhecimento facial, que contabilizou 472 pessoas encontradas por diferentes crimes. A maior parte por roubo, seguido de homicídio, pensão alimentícia, tráfico de drogas e estupro, o que equivale uma média de duas prisões por dia.

Armas e drogas apreendidas
O balanço do primeiro período do ano também teve retorno positivo em número de armas apreendidas, com um total de 3.460, sendo 51 fuzis, o que dá uma média de 16 apreensões por dia. No mesmo corte do ano passado, foram 3.174 capturas de armamentos.

Já em relação a drogas, ao todo foram 3,5 toneladas apreendidas, sendo 12 labotatórios desarticulados e 339 mil pés de maconha erradicados.

Fonte: Bnews