A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde de Petrolina promoverá, neste domingo, dia 25, uma Feira da Saúde no bairro Alto da Boa Vista. O evento ocorrerá das 8h às 12h, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente a vacinação.
Marlene Leandro, Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, destacou a importância da ação, afirmando que “a vacinação é essencial para a prevenção de doenças. Estamos levando a vacina BCG, além de outras vacinas do calendário básico, desde recém-nascidos até idosos.”
Além da vacinação, a feira também oferecerá serviços de saúde variados, como exames preventivos para mulheres, atendimento para hanseníase e tuberculose, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, além de aferição de pressão e glicemia. “Queremos garantir que todos tenham acesso a esses serviços, por isso estamos trazendo essa ação para um domingo, quando muitas pessoas que trabalham durante a semana podem participar”, acrescentou Marlene.
A feira será realizada no salão da Igreja Adventista do bairro, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) local. Segundo Marlene, “parceiros como a Igreja Adventista e a Faculdade Soberana estão nos apoiando, proporcionando um espaço adequado e ajudando na organização do evento.”
O bairro Alto da Boa Vista foi escolhido para esta ação devido à identificação de áreas de alerta na recente pesquisa do Ministério da Saúde, que revelou a existência de crianças com vacinas atrasadas na região. “É uma área que precisa de atenção especial, especialmente em relação à vacinação, que tem registrado quedas nas coberturas nacionais”, explicou Marlene.
A secretária também aproveitou para reforçar um aviso sobre o atendimento oftalmológico no município. Segundo ela, muitas pessoas agendadas não têm comparecido ao atendimento. “Estamos ligando para as pessoas, mas muitas não atendem. Se alguém tiver uma guia de oftalmologia, procure a unidade de saúde para ser direcionado ao atendimento no hospital municipal”, finalizou.
A população do Alto da Boa Vista e bairros vizinhos é convidada a participar da feira, que terá início às 8h deste domingo, oferecendo uma oportunidade importante para a atualização dos serviços de saúde.