Candidato à reeleição, o prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), afirmou em entrevista ao Nossa Voz, na manhã desta quarta-feira (3), que terá saneamento básico em 100% da zona urbana e que pretende fazer da saúde a melhor do estado. Ele também foi questionado sobre a atuação de seu vice, Ricardo Coelho, caso seja reeleito.
Durante a conversa, Simão compartilhou suas propostas para a cidade, abordando questões cruciais como infraestrutura, educação, saúde, saneamento e área irrigada.
Simão Durando foi o terceiro a ser entrevistado ao vivo na série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Petrolina. A primeira foi Lara Cavalcanti (PL), na segunda-feira (2). Na terça-feira foi a vez de Odacy Amorim. Na quinta-feira (5), será a vez de Julio Lossio (PSDB), e na sexta-feira (6), será a vez de Maria Clara. Na segunda-feira (9), Marcos Heridijanio (AGIR) fechará a série.
A promessa de Durando é de “Eu vou trabalhar todos os dias para ver essa cidade alcançar voos cada vez mais altos, essa cidade que pulou de sexta para a terceira maior cidade do estado de Pernambuco em muito pouco tempo. É isso que nós vamos fazer, me dedicando com muito compromisso, seriedade e trabalho,” disse o prefeito.
O candidato à reeleição também comentou sobre a atuação de Ricardo Coelho na gestão municipal. Ele afirmou: “Ninguém faz nada sozinho. Juntos, nós somos mais fortes. Ricardo veio para somar, é um jovem trabalhador, guerreiro, e vai me ajudar muito. Todas as peças que estamos fazendo nessa campanha estão sendo avaliadas pela Justiça Eleitoral. Temos um grupo que vive e respira Petrolina, e eu estou muito tranquilo em relação a isso. Ricardo está pronto, preparado. Nas veias dele corre o sangue da política do eterno trato do Sertão. Geraldo Coelho é nosso deputado estadual atuante, então eu estou muito tranquilo.”
No que diz respeito ao saneamento básico e à pavimentação, quer ampliar o investimento no setor.
“Vamos melhorar muito a qualidade das vias urbanas. Nossa meta para os próximos quatro anos é sanear 100% da zona urbana. Atualmente, Petrolina tem 67% de sua área coberta com saneamento, faltando 33%. Já tenho R$20 milhões na conta para começar a partir do próximo ano a sanear as principais bacias da cidade. Iniciaremos pela bacia do Jatobá, abrangendo os bairros Henrique Leite, Vila Vitória e Geovana. Em seguida, passaremos para a bacia do Dom Avelar, depois para o Antônio Cassimiro e seus bairros vizinhos, como Vila Verde e Vila Real. Continuaremos até o Jardim Petrópolis e seus bairros adjacentes. Além disso, realizaremos o maior programa de pavimentação que essa cidade já viu, com mais de 500 ruas nos próximos quatro anos”, ressaltou.
Sobre o investimento em saúde, o prefeito explicou que encontrou a pasta com dívidas da gestão anterior e prometeu que se eleito vai construir um novo hospital. “Quando assumimos, a saúde de Petrolina estava com três folhas salariais atrasadas e com a Policlínica praticamente fechada. Nos primeiros anos, focamos em organizar as contas. Em 2018, iniciamos grandes mutirões de cirurgias e exames, zerando a fila de procedimentos. Apesar dos desafios da pandemia, continuamos com os mutirões e, no ano passado, realizamos mais de 2.500 cirurgias de catarata e 250 mil exames laboratoriais. Também abrimos o Hospital Municipal, que já está funcionando, e começamos a oferecer milhares de consultas oftalmológicas. Estamos agora preparando a construção de um segundo hospital, o Hospital da Fundação, que será localizado em Cosme Damião.”
Durando também abordou a importância do São João para a economia local. “O evento mantém vivas nossas tradições nordestinas e investimos 300 milhões de reais no São João. O retorno econômico é muito maior do que o investimento, e estou tranquilo quanto a isso. O setor do São João, incluindo os comerciantes, viu um aumento de mais de 17% no número de empregos durante o período”, afirmou.
Referente ao Projeto do Plano Diretor do Nilo Coelho, o prefeito mencionou melhorias para as áreas irrigadas: “Estamos aguardando o repasse das áreas da Codevasf para o município, como Maria Teresa, Nilo Coelho e Bebedouro. Com isso, poderemos atuar mais efetivamente nessas áreas. Estamos finalizando os ajustes e, assim que o repasse for oficializado, avançaremos com mais ações e serviços.”
Sobre a Facape, Simão destacou os investimentos contínuos na instituição: “A Facape, que estava em uma situação financeira muito ruim, agora está projetada para um futuro promissor. Estamos reformando e ampliando o laboratório para suportar os cursos de medicina e implantando o curso de psicologia.”
Em relação à educação, ele comentou sobre as previsões de expansão: “Temos um plano robusto para a educação, com 15 escolas em tempo integral e 180 previstas até o final do ano. Todas as escolas serão climatizadas e valorizaremos os profissionais da área. Além disso, aumentaremos o número de escolas e continuaremos com concursos para expandir o quadro de professores.”
No que diz respeito ao meio ambiente, Simão ressaltou o programa de arborização: “Lançamos o programa ‘Bora Arborizar’. Este ano, temos a meta ousada de plantar 50.000 árvores em Petrolina. Já plantamos mais de 26.000 mudas nativas e a meta é atingir 50.000 até o final do ano, com o apoio da população.”
Sobre o transporte público, Simão explicou: “Vamos ajustar o sistema de transporte público. No novo plano de governo, as mulheres que estiverem nos ônibus após as 22 horas poderão solicitar a descida no local mais próximo de sua casa.”
Para encerrar, Durando falou sobre o segundo turno e debates: “Estou pronto para trabalhar cada vez mais pela cidade. Vamos conduzir uma campanha limpa e propositiva, seguindo a vontade da população de Petrolina.”
Sobre o debate, ele respondeu: “Estou pronto.”