Mais de 46 mil eleitoras e eleitores pernambucanos com deficiência ou mobilidade reduzida estão aptos a votar nas Eleições 2024. Pensando neste público, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoverá, na próxima terça-feira, 10 de setembro, às 10h, um evento para divulgar as ações de acessibilidade que vêm sendo desenvolvidas pelo Tribunal voltadas às eleições, além de apresentar os recursos da urna eletrônica para pessoas com deficiência. A ação é realizada pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CMA) do TRE-PE.
Entidades e organizações de pessoas com deficiência foram convidadas para participar do evento que abordará, além da atuação da Justiça Eleitoral de Pernambuco para a melhoria das condições de acessibilidade nos locais de votação, informações sobre os direitos das PCDs no dia da eleição, como a prioridade para votar e a possibilidade de levar um acompanhante até a cabina de votação.
Na ocasião, também será apresentado o projeto Eleições Acessíveis, uma parceria que existe desde 2020 entre o TRE-PE e governo estadual para transportar eleitores com deficiência até o local de votação em vans adaptadas.
Em outro momento do evento, haverá a demonstração dos recursos de acessibilidade da urna eletrônica. A grande novidade para as Eleições 2024 é a ferramenta de sintetização de voz “Letícia”, para auxiliar pessoas com deficiência visual na hora da votação. A voz, agora, informa os cargos em votação, os números digitados e o nome da candidata ou do candidato. A urna ainda conta com o Sistema Braille e com a identificação da tecla “5” (de forma similar ao teclado do telefone). Para auxiliar os eleitores com deficiência auditiva, o equipamento tem um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na tela para informar os cargos que estão em votação no momento. Os eleitores presentes no evento que desejarem, poderão testar os recursos de acessibilidade da urna eletrônica.
“Esse é um evento muito importante porque, não só aproxima a Justiça Eleitoral do eleitor, como procura esclarecer a ele todos os direitos que ele possui no dia da eleição. Além disso, a demonstração dos recursos de acessibilidade da urna é importante para que o eleitor já tenha um primeiro contato, caso não conheça”, explicou o coordenador da CMA, Acácio Leite.
Serviço:
O quê: Ações de acessibilidade do TRE-PE e apresentação de recursos da urna eletrônica para pessoas com deficiência
Quando: 10/09 – 10h
Onde: Na Sala de Sessões do TRE-PE
Avenida Agamenon Magalhães, 1160 (Derby)
Outras ações
A CMA está realizando eventos de divulgação dos recursos de acessibilidade da urna eletrônica em várias cidades do estado. Os eventos começaram em agosto e já aconteceram nas cidades de Surubim (29/8), Caruaru e Gravatá (30/8).
A divulgação prossegue neste mês de setembro, nas seguintes datas e locais:
Vitória de Santo Antão – 05/09
Horário: 14h
Local: Instituto Histórico e Geográfico da Vitória
Endereço: Rua Imperial, 187
Garanhuns – 06/09
Horário: 9h
Local: Casa dos Conselhos
Endereço: Rua Ernesto Dourado, 890 – Heliópolis
Serra Talhada – 12/09
Horário: 15h
Local: CRAS da Caxixola
Endereço: Avenida Olimpio Menezes Leal
Salgueiro – 13/09
Horário: 14h
Local: a ser definido
Fonte: Ascom TRE