Mortes no trânsito: País poderá ter matado de duas a três mil mais pessoas em 2023, aponta análise de dados do DataSUS

0

Mais uma vez e por mais um ano, o Brasil não tem o que comemorar na segurança viária. O trânsito segue matando – e muito – nas estradas ruas e avenidas do País. Dados preliminares da mortalidade em 2023, disponibilizados pelo Ministério da Saúde (a fonte mais segura que atualmente existe), mostram que as mortes no trânsito voltaram a subir e devem ter índices de aumento de até 8%.

A análise preliminar das mortes no trânsito em 2023 foi feita pela Vital Strategies,
parceira da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, utilizando como fonte a base de dados disponível no DataSUS. E mostra que, se até o ano passado o País ainda hesitava se o aumento iria se manter, agora o crescimento é certo. O Brasil saiu da estabilidade das mortes – mesmo assim alta e superior aos 30 mil mortos – e caminha para o crescimento.

Segundo os dados preliminares do DataSUS, 33.743 pessoas morreram no trânsito em 2023 no País. Na análise da Vital Strategies, mesmo em caráter preliminar, o número de mortes no trânsito em 2023 já está quase no mesmo nível do consolidado de 2022, quando 33.894 pessoas morreram. Ou seja, o aumento é certo.

CRESCIMENTO DEVERÁ SER DE 4,7% A 8%, SEGUNDO ANÁLISE DO HISTÓRICO

A expectativa, tendo como base o histórico de crescimento entre os dados preliminares e consolidados do DataSUS, é de que haja uma majoração entre 4,7% e 8%. O ano de 2020 teve a maior variação (8,4%), enquanto 2019 teve a menor (5,2%).

“Com base nas variações históricas, podemos fazer uma estimativa do que teremos quando os dados de 2023 forem consolidados. Assim, estimamos que o número consolidado de mortes no trânsito em 2023 ficará entre 35.492 (estimativa mínima) e 36.593 (estimativa máxima)”, explica Dante Rosado, gerente sênior da Vital Strategies.

Fonte: JC