Cuidados paliativos e serviços próprios pautam projeto ‘Unimed 7 e 30’ em setembro

0

O médico cooperado, Fabricio Cagliari, perito médico federal, geriatra titulado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Associação Médica Brasileira, foi o primeiro palestrante da edição de setembro do Projeto ‘Unimed 7 e 30’, na última sexta – feira (20), no espaço Maria Leite Recepções, em Petrolina.

Falando para um público de médicos cooperados da Unimed Vale do São Francisco, Fabricio Cagliari, mostrou, em pouco mais de 20 minutos, o que são cuidados paliativos e a importância da promoção da qualidade de vida dos pacientes (adultos e crianças), com doenças crônicas ou em estágio avançado e seus familiares. “Os cuidados paliativos são reconhecidos como um elemento essencial para implementar intervenções de qualidade, através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais”, frisou.

Durante o encontro, na véspera da comemoração aos 129 anos de Petrolina, o Núcleo de Integração Cooperativista da Unimed Vale do São Francisco – Nicoop, convidou, na sequência, o médico cooperado e diretor do Hospital Unimed Petrolina (HUP), Lucyo Diniz, que falou sobre a qualidade dos serviços próprios e o equilíbrio financeiro da cooperativa. “A importância do HUP hoje é justamente por concentrar quase toda a sinistralidade hospitalar da operadora, evitando um custo anual próximo a 21 milhões de reais. A expansão e as iniciativas relacionadas a melhoria da qualidade nos processos assistenciais completam o quadro”, ressaltou.

E, concluindo o ciclo de palestras da noite, o médico cooperado e diretor do Hospital Unimed Juazeiro (HUJ), André Magalhães Fernandes, apresentou um levantamento abrangente da unidade de saúde, pontuando os serviços com o tema, ‘Inovação e cuidado: presente e futuro do nosso serviço próprio HUJ/Unihonco.

“Considerado referência regional em procedimentos de pequena e média complexidade, o HUJ hoje é reconhecido pelos serviços de excelência na Unidade de Hematologia e Oncologia (UniHonco), nos ambulatórios e no centro cirúrgico, com mais de duas mil cirurgias eletivas realizadas com sucesso. Um trabalho que tem o foco na Inovação e no cuidado, com os pés no presente e os olhos no futuro do nosso serviço próprio”, acrescentou.

O diretor presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, fez uma breve demonstração financeira atual da cooperativa. Depois, foram apresentados oficialmente os novos médicos cooperados: Mateus Bissoli Guerini (Anestesiologia); Lis Moreno de Oliveira Correa (Infectologia); Xavier Tenório (Nefrologia Pediátrica); Alba Marília de Oliveira Barreto (Pediatria); Gabriela Alves Monteiro (Pediatria); Luciana Ferreira de Almeida (Pneumologia); Rômulo Loureiro de Brito Filho (Radiologia e diagnóstico por imagem) e Vinicius Ulisses Marinho Mendes (Ginecologia e Obstetrícia).

No encerramento, foram apresentados ainda os artistas e médicos cooperados expositores e o público pôde conferir a exposição de arte, participar de um concorrido sorteio com brindes e de uma confraternização com a atração musical Ana Costa e banda.

Clas Comunicação e Marketing