IfSertãoPE:Campus Petrolina Zona Rural oferece mais de 70 vagas em cursos de qualificação profissional para mulheres

0

O Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) está com inscrições abertas para 75 vagas em cursos de formação profissional para mulheres com idade a partir de 16 anos. Os cursos oferecidos são: Manicure e Pedicure, Horticultora Orgânica e Agente de Desenvolvimento Cooperativista, com 25 vagas cada um. A iniciativa é parte do Programa Mulheres Mil.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de setembro, através de formulário eletrônico.

As aulas serão presenciais e ocorrerão no campus Petrolina Zona Rural para os cursos de Horticultora Orgânica e Agente de Desenvolvimento Cooperativista. Já o curso de Manicure e Pedicure terá aulas ministradas na Associação Mãos Solidárias e no Campus Petrolina.

Os dias e horários de funcionamento dos cursos serão:

Manicure e Pedicure: Terças e quintas-feiras, das 18h às 22h;

Horticultura orgânica: Quartas e quintas de 18h às 22h, podendo as aulas práticas ocorrerem em outros turnos na semana ou final de semana;

Agente de Desenvolvimento Cooperativista: Quartas e quintas de 18h às 22h.

As estudantes selecionadas receberão uma bolsa formação no valor de R$ 640,00, que serão pagos em parcelas equivalentes ao número de meses no decorrer do curso, desde que comprovada frequência de 75% mensalmente.

A formação é voltada para mulheres (cisgênero, transgênero e travestis), que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, em contexto de pobreza, baixo grau de escolarização (fundamental incompleto, 1º ao 5º ano), que sejam responsáveis pelos cuidados dos filhos ou familiares, pelos cuidados da casa, vítimas de violência, observando as questões de desigualdade racial e étnica, de orientação sexual e identidade de gênero.

A previsão é de que a lista com os nomes das candidatas selecionadas seja publicada no dia 1º de outubro, e que as aulas iniciem em 15 de outubro.

Todas as informações podem ser conferidas no Edital nº 07/2024 (clique aqui).

Fonte: IfSERTÂOPE