Boca de urna e despejo de santinhos são flagrados em locais de votação pelo país

0

Equipes de reportagem flagraram neste domingo (6) realização de boca de urna na Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro e em frente à Escola Municipal Arlindo Miguel Teixeira, no bairro do Alvarenga, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. No Paraná, uma mulher foi presa em Londrina e um homem foi preso em Umuarama. Também foram registrados diversos casos de distribuição e despejo de santinhos perto de locais de votação em vários pontos do país.

A boca de urna, um crime eleitoral, era feita nos acessos ao Colégio Estadual Gomes Freire de Andrade, onde 9,5 mil cariocas eram esperados para votar. Pelo menos 2 pessoas abordavam eleitores e entregavam panfletos.

O caso de Londrina foi registrado nas proximidades no Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera. Em Umuarama, foi perto da Escola Municipal Paulo Freire.

A lei eleitoral impede a propaganda eleitoral no dia da votação, pois é considerada um meio de beneficiar candidatos e partidos, já que a intenção é tentar persuadir os indecisos.

A prática de espalhar santinhos e outros materiais impressos pelas ruas na véspera e no dia da votação também é um crime eleitoral, que pode inclusive trazer punições para os próprios candidatos.

Casos

Por volta das 7h uma equipe da TV Globo filmou pessoas de dentro de um veículo jogando santinhos no chão perto da Escola Estadual Aroldo de Azevedo, na Zona Leste de São Paulo.

Eleitora se machuca após prender o pé em um buraco escondido por santinhos na Bahia

Uma eleitora se machucou após prender o pé em um buraco no colégio Luiz Viana, bairro de Brotas, em Salvador. Ela não percebeu a situação devido aos santinhos espalhados pelo chão.

Em Nova Iguaçu, o 2º maior colégio eleitoral da Baixada Fluminense, muitos santinhos foram jogados nas portas das unidades de votação durante a madrugada.

Na Freguesia, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, no 2º maior ponto de votação da região, 8º maior do estado, muitos santinhos foram lançados na porta de uma escola. Funcionários da unidade de ensino chegaram a varrer a calçada, em vão.

Uma foto mostra santinhos em frente à Escola Engenheiro José D’Ávila Lins, no Centro de Bayeux, na Grande João Pessoa.

A calçada estava repleta de santinhos em frente ao Colégio Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho em Salvador, na Bahia.

Santinhos tomaram conta da travessa Liberato de Castro, ao lado da Escola Estadual Frei Daniel, no bairro Guamá, em Belém.

“É absolutamente vedado e é crime fazer propaganda eleitoral no dia de hoje. Propaganda eleitoral com distribuição de santinhos é crime eleitoral, e todos os juízes eleitorais, toda a PM, toda a Polícia Civil, estão cientes e vigilantes no sentido de coibir qualquer ação criminosa”, disse o desembargador Henrique Figueira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).

Na Escola Estadual Profº. José Bernardino Lindoso, maior local de votação de Amazonas, a sujeira causada por “santinhos” espalhados pelo chão dividia espaço com os eleitores. (G1)