“Eu serei a voz de cada mulher do São Francisco e de Petrolina”, diz Rosarinha Coelho

0

Os eleitores de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, definiram, na eleição deste domingo (6), a nova composição da Câmara Municipal para o período de 2025 a 2028. Com 23 cadeiras em disputa, o resultado revelou um equilíbrio partidário.

Entre os novos vereadores eleitos em Petrolina está Rosarinha Coelho (União Brasil), com 2.416 votos. Juntamente com ela, Wanderley Alves (PDT), Roberto da Gráfica (DC), Claudia Ferreira (DC) e Dhiego Serra (PL) também foram eleitos e comporão a nova formação da Câmara Municipal.

Rosarinha Coelho, ex-vereadora de Dormentes e nomeada em 2022 como Secretária da Mulher na Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, compartilhou sua trajetória e seus planos para o mandato em entrevista ao Nossa Voz. Ela destacou a importância da confiança que os eleitores depositaram nela e fez um relato emocionado sobre sua história de vida e os desafios enfrentados ao longo da carreira pública.

“Eu creio que abraçar de forma muito especial, né? A cada cidadão, a cada pessoa humana que escutou o nosso chamado. Não foi o meu nome, não foi o de Rosinha, foi de muitos multiplicadores, pessoas que conheciam Rosarinha e pediram um voto de confiança para Rosarinha, porque com certeza eu, sozinha, não teria em Petrolina 2.416 votos. Mas as pessoas que estavam do meu lado eram pessoas de responsabilidade, de compromisso, de trabalho. Construímos uma grande história em Dormentes, não baixamos a cabeça diante dos desafios nem dos problemas. Tive a honra e a graça de ter um Deus maravilhoso em minha vida, que me deixou forte, que me deixou viva, que me deixou de pé diante de cada obstáculo, de cada desafio. Eu sempre disse que na minha vida não tinha problema, tinha desafio.”

Rosarinha também relembrou sua chegada em Petrolina, ainda adolescente, e como a cidade foi fundamental para sua formação. “Petrolina sempre foi nossa cidade mãe. Nossa cidade pólo. Aqui eu fiz minhas faculdades, aqui eu tive meus primeiros empregos e eu faço questão, nessa manhã, de mandar um grande abraço para seu Gerson e dona Luzineide, que me acolheram quando cheguei aqui como uma sonhadora que queria uma oportunidade. Eles me deram meu primeiro emprego formal em Petrolina.”

Ela destacou o início de sua carreira no Hospital Dom Malan, por indicação de Fernando Bezerra Coelho, e como a confiança nele depositada foi um ponto de virada. “Eu nunca trabalhei em hospital, mas ele disse: ‘Você tem o amor pelas pessoas, e é isso que o ser humano precisa.’” Desde então, Rosarinha construiu uma trajetória de serviços prestados à comunidade, o que, segundo ela, foi fundamental para sua candidatura.

Rosarinha finalizou a entrevista expressando gratidão a todos que a apoiaram e reafirmou seu compromisso com a população de Petrolina. “Eu serei a voz de cada mulher do São Francisco e de Petrolina. Nós precisamos dizer não à violência contra a mulher e a qualquer tipo de preconceito. Eu vou estar ao lado do prefeito Simão e vou trabalhar para fortalecer o atendimento de saúde para todos.”