Moradores da Avenida Maria Auxiliadora, no bairro Mandacaru, reclamam de infraestrutura e cobram providências da Prefeitura

0

Nesta quarta-feira (13), moradores da Avenida Maria Auxiliadora, no bairro Mandacaru, em Petrolina, relataram dificuldades diárias com a infraestrutura do local em entrevista ao programa de rádio “Nossa Voz”. As queixas incluem pavimentação inadequada e ausência de saneamento básico, problemas que se intensificam com as chuvas e tornam a via quase intransitável.

Ilma, residente da avenida, descreveu a situação enfrentada pelas famílias. “A gente está reivindicando aqui o saneamento e um asfalto de qualidade. O que temos é cheio de buracos, e, quando chove, a situação fica um absurdo. A água entra dentro das nossas casas, não podemos sair de casa por causa das crianças, que correm o risco de pegar uma bactéria. As motocicletas e bicicletas passam por cima das calçadas, e isso pode causar um grande problema. Estamos esquecidos pela prefeitura, que até fez a pavimentação, mas, em um curto período, foi tudo destruído pela chuva. A sensação é de abandono”, disse a moradora.

Domingo, outro residente, destacou a gravidade do problema e o que vê como descaso do poder público. “A situação é crítica, não temos saneamento básico, e o esgoto corre no meio da rua. Já fizemos contato com a prefeitura, mas parece que ninguém se importa. Os motociclistas são obrigados a usar a calçada, e até para sair de casa temos que ter cuidado para não sermos atropelados. É um absurdo viver assim, convivendo com doenças, com o esgoto, e a cada chuva, tudo piora. O bairro está cheio de muriçocas, insetos, até barata. Sinto que não somos beneficiados em nada aqui.”

Para Edjânio, outro residente da área, os problemas de infraestrutura têm afetado o comércio local e o tráfego de veículos. “Como já foi dito, a situação aqui é crítica. Para entrar e sair do bairro está cada vez mais complicado, e isso afasta os motoristas de aplicativo. Muitos se recusam a vir, e isso afeta o comércio também, todo o fluxo de veículos e até nossa rotina de trabalho. A obra feita pela prefeitura, que deveria resolver o problema, foi apenas paliativa e já se desfez. E não é só pela chuva, mas também pelo esgoto aberto, que nunca foi devidamente tratado. Pedimos que ao menos finalizem o que foi começado.”

Os moradores mencionaram ainda a falta de iluminação pública, o que agrava a sensação de insegurança. “A iluminação pública aqui é precária. Vez ou outra, temos quedas, e ficamos no escuro, o que acaba aumentando o problema de segurança na área,” comentou outro morador.

Em resposta às reclamações, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) lamentou os transtornos que a população do bairro Parque Mandacaru vem enfrentando devido à falta de saneamento. A gestão municipal segue cobrando da Compesa mais celeridade e compromisso com a população. Sobre a recuperação dos pavimentos danificados, a gestão municipal esclarece que cabe a Compesa, empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no município, solucionar o extravasamento de esgoto. A partir do escoamento do esgoto, a prefeitura irá solucionar o problema com o pavimento danificado.