Ministros assinam Pacto Nacional do Trabalho Decente no Meio Rural em Petrolina e destacam expansão da fruticultura e proteção social

0

Nesta quarta-feira (13), Petrolina (PE) recebe os ministros Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, e Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, para a assinatura do Termo de Adesão ao Pacto Nacional do Trabalho Decente no Meio Rural e a criação da Mesa Nacional de Diálogo da Fruticultura. A cerimônia, realizada no auditório professora Isabel Cristina de Oliveira, no Centro de Tecnologia e Aperfeiçoamento da Codevasf, reuniu autoridades, como os prefeitos da região, Simão Durando (Petrolina), Vilmar Capelaro (Lagoa Grande) e George Duarte (Santa Maria da BoaVista), os prefeitos eleitos este ano, Corrinha de Geomarco (Dormentes) e Andrei Gonçalves (Juazeiro) e representantes de entidades ligadas ao setor rural, reforçando o compromisso com a expansão da fruticultura e o trabalho digno no campo.

Em entrevista a imprensa, o ministro Carlos Fávaro destacou a importância de criar mais oportunidades de emprego na fruticultura, impulsionando a economia regional. “A gente precisa expandir a fruticultura e precisa de mão de obra, então é um processo que vem complementar essa oportunidade. É um passo que vai ser um exemplo para todas as outras cadeias positivas no Brasil”, disse o ministro, referindo-se a setores como o de vinho e café. Ele ressaltou que a ampliação das vagas de trabalho e o aumento da renda das famílias trarão impactos diretos para a região: “A principal questão é o ganho para a população, o aumento da renda das pessoas aquece a economia e gera oportunidades. E isso já começa imediatamente, nessa safra.”

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, enfatizou a importância do pacto para assegurar que trabalhadores do campo possam ter estabilidade e segurança, sem o risco de perder benefícios sociais. Ele esclareceu o impacto da nova política para o Bolsa Família, destacando a continuidade do benefício mesmo para famílias que consigam um emprego formal. “A família que recebe o Bolsa Família e ultrapassa o limite de renda per capita, continua no programa até que crie uma condição de sustentabilidade decente. É um colchão de proteção social,” explicou Marinho. Segundo ele, isso reduz a insegurança das famílias em relação à formalização do trabalho, incentivando-as a assinar a carteira de trabalho sem temer pela perda do benefício. “Com essa segurança, muitas famílias vão buscar empregos temporários sem medo, podendo assinar a carteira profissional e ter mais proteção previdenciária.”

Guilherme Coelho, também presente no evento, celebrou a iniciativa e destacou o impacto que a presença dos ministros representa para o Vale do São Francisco. “Estou muito feliz, não é sempre que vemos ministros do estado aqui. Vamos conversar, trazer boas notícias. É uma luta grande, e hoje estamos realizando um evento muito importante aqui para o Vale do São Francisco,” disse.

Após a cerimônia, Luiz Marinho reune-se com associados e representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina, e à tarde, visita a Fazenda Sasaki, no projeto senador Nilo Coelho, na zona rural do município.