Com baixos estoques de todos os tipos sanguíneos, o Hemope está fazendo um apelo pelo aumento das doações. A escassez pode afetar o atendimento de pacientes nas emergências, em cirurgias e até nos tratamentos que precisam de transfusões.
Neste sábado (16), a governadora Raquel Lyra reforçou o apelo nas redes sociais. “Peço a você, que preenche as condições, que possa ir ao Hemope mais perto da sua casa fazer a doação. É simples, seguro e ajuda a salvar vidas”, disse.
Para doar, é importante estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (se for maior de 60 anos, precisa ter feito a primeira doação antes dos 60), pesar mais de 50 kg, estar descansado e alimentado.
Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG ou CNH. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.
O Hemocentro de Petrolina, localizado na Rua Pacífico da Luz, no Centro, está de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, sem necessidade de agendamento prévio.
Para doar sangue, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido realizada antes dos 60 anos);
- Pesar, no mínimo, 50 kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Estar bem alimentado;
- Apresentar documento original com foto recente.
A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Participe!
Fonte: JC