Comissão Provisória do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDRS de Petrolina se reúne mais uma vez, nesta sexta-feira (22), para prosseguir com as ações do colegiado, quando também foi reafirmada a sua autonomia e soberania. Esta terceira reunião aconteceu nesta manhã, na Secretaria de Agricultura com a presença de conselheiros, representantes do poder público, do advogado Samuel Horário e da presidente do Sintraf- Petrolina, Isália Damacena. É mais um ato regimental do coletivo para o maior envolvimento das instituições que têm participações cativas no Conselho.
O encontro foi, também, momento de iniciar às discussões técnicas sobre a minuta do Regimento Interno, a luta por um estabelecimento físico, a formação dos conselheiros que serão indicados pelas instituições, associações e sindicatos rurais, e os preparativos para formação da primeira Diretoria.
Além de ter a finalidade de pautar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, fomentando a função social da propriedade, o acesso à terra, o fortalecimento da agricultura familiar, da economia solidária, da segurança alimentar, e a manutenção do tecido social e cultural da agricultura familiar, com bases numa agricultura multifuncional, o CMDRS tem importante missão de mitigação das mudanças climáticas e do combate à desertificação em nosso bioma.
Vale ressaltar, que o CMDRS é deliberativo, consultivo, fiscalizador e orientativo de políticas públicas, com a construção de planos e programas visando o desenvolvimento rural sustentável, pautado, sobretudo, nas ações coletivas, como o apoio às iniciativas, associações e a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável para o fortalecimento Agricultura Familiar de Petrolina.