Petrolina amplia segurança com ações integradas e criação do Gabinete de Gestão Integrada, destaca Coronel Luiz Cláudio

0

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, confirmou a continuidade de Coronel Luiz Cláudio à frente da Secretaria de Segurança Pública do município em 2024. O anúncio reforça o compromisso da gestão em dar continuidade às iniciativas que vêm sendo implementadas na área de segurança desde a criação da pasta, em 2023.

Coronel Luiz Cláudio, natural de Recife, integra o Corpo de Bombeiros desde 1992, alcançando o posto de coronel antes de assumir a gestão da segurança pública municipal. Ele se mudou para Petrolina em 2004, onde reside até hoje.

“É com muito orgulho que recebemos essa missão de continuar servindo à nossa cidade. Apesar de ter nascido em Recife, eu me mudei para cá em 2004 para cumprir uma missão que duraria dois anos, mas, neste ano, completei 20 anos em Petrolina. É uma cidade que nos acolhe, que nos oferece tanto. Receber essa incumbência é motivo de muita alegria e orgulho”, afirmou.

Sobre os desafios enfrentados no cargo, o secretário destacou a necessidade de trabalhar com um modelo de segurança pública mais eficiente, integrando o município às soluções. “O modelo implantado pela Constituição de 1988 mostrou-se ineficiente. Hoje, os cases de sucesso no Brasil envolvem a participação protagonizada pelos municípios. Essa visão foi entendida pelo prefeito Simão, e acredito que isso foi determinante para a continuidade no cargo”, disse.

O secretário ainda ressaltou o avanço no segundo semestre de 2024, com destaque para a aprovação da Lei do Sistema Integrado Municipal de Segurança Pública. “Pela primeira vez, Petrolina terá um Conselho Municipal de Segurança Pública. Será um espaço para ouvir as demandas da população e criar soluções viáveis, adaptadas à realidade de cada área da cidade. Além disso, fechamos parcerias com universidades como a USP e UNEB, que trarão suporte técnico para a análise de dados locais, como o aumento preocupante da violência doméstica na zona rural.”

A partir de 2024, a Defesa Civil será desvinculada da Secretaria de Segurança Pública e integrada à nova Secretaria de Serviços Públicos, decisão que, segundo Coronel Luiz Cláudio, agilizará as respostas a emergências. “Embora eu seja apaixonado pela Defesa Civil, acredito que essa mudança foi acertada, permitindo decisões mais rápidas. Seguiremos colaborando, entregando relatórios atualizados e o plano de contingência para eventuais episódios de chuvas intensas no próximo ano.”

O secretário de Segurança Pública, Coronel Luiz Cláudio, explicou o funcionamento do gabinete e destacou seu potencial para transformar a gestão da segurança no município.

“Então, a gente tem agora também a criação do Gabinete de Gestão Integrada do Município. Todos esses instrumentos são criados pela lei do SUSP, porque é o Sistema Único de Segurança Pública. O gabinete já está integrado, é uma câmara de debate onde o prefeito tem a missão, inclusive, de capitanear a integração entre todos os setores internos da prefeitura. Porque não se faz segurança pública sem saúde, sem educação, sem desenvolvimento social e sem desenvolvimento econômico. O prefeito, além de capitanear esse trabalho feito em articulação com os órgãos internos do município, também auxilia na integração com os outros órgãos de segurança”, afirmou o secretário.

Durante a entrevista, Coronel Luiz Cláudio citou exemplos de cidades que alcançaram resultados expressivos ao adotar modelos similares.

“Temos exemplos de sucesso, como Niterói, Diadema, Canoas e Pelotas, que conseguiram reduzir entre 70% e 75% o número de furtos, roubos e homicídios. Todos eles trabalharam com base nessa filosofia. Nossa proposta é fortalecer esses instrumentos para que possamos desenvolver políticas municipais de segurança já a partir do próximo ano de forma mais assertiva”, destacou o secretário.

Outra prioridade é a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal, que recebeu 40 novos membros após concurso público realizado este ano. “Já ultrapassamos o número inicialmente previsto, chegando a 82 convocados. Temos a perspectiva de iniciar 2024 com mais contratações e apresentar medidas para a integração desses novos guardas, fortalecendo ações como a Patrulha da Mulher e a Patrulha Escolar.”

Ao finalizar, o secretário enfatizou o compromisso com a segurança pública em todas as áreas da cidade. “Nossa proposta é desenvolver políticas municipais de segurança mais assertivas, garantindo que cada ação tenha impacto real na vida das pessoas. O objetivo é tornar Petrolina uma referência em segurança e qualidade de vida.”