Petrolina lidera homicídios no Sertão; Terra Nova permanece sem mortes em 2024

0

Terceira maior cidade do estado de Pernambuco, com 414 mil habitantes, Petrolina lidera o número de homicídios registrados no Sertão até o dia 30 de novembro de 2024. De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), 156 pessoas foram assassinadas neste período.

Entre as vítimas da violência no município está o personal trainer Giovanny Diniz Carvalho. Ele foi assassinado com vários tiros, na porta de casa, no bairro Vila Mocó. O crime foi cometido na noite do dia 21 de outubro. Apontado como autor do homicídio, o policial militar Murilo Ribeiro Araújo, de 35 anos, está preso.

Giovanny é um dos 134 homens assassinados em Petrolina. Entre as 22 mulheres que perderam a vida de forma violenta no município está Minângela Aparecida do Nascimento, de 39 anos. Ela foi encontrada morta, com os pés e mão amarrados, em um lixão, que fica em uma estrada que dá acesso ao Projeto N9, próximo ao bairro Pedra Linda. O corpo apresentava sinais de pancadas na cabeça. Não há informações sobre autoria do crime.

Com pouco mais de 85 mil habitantes, Araripina aparece como a segunda cidade com mais mortes registradas em 2024. Até o final do mês de novembro, foram 23 vítimas. Entre os mortos, 22 eram do sexo masculino e uma do sexo feminino.

No dia 28 de novembro, uma briga entre vizinhos terminou em morte, no bairro Cavalete 2, em Araripina. De acordo com a 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM), a confusão foi motivada por causa de uma vaga em estacionamento. O motorista de caminhão-pipa, identificado como Osvaldo, acabou sendo morto após levar uma pancada na cabeça.

Salgueiro, com 16 mortes, Santa Maria da Boa Vista, com 14, e Ouricuri, com 13, fecham o top 5 das cidades mais violentas do Sertão neste ano.

Em Terra Nova, município com quase 9 mil habitantes, não houve registro de mortes violentas até o final de novembro. Em 2023, teve um homicídio na cidade.

Os dados da SDS mostram que os município de Exu, Granito e Cabrobó registraram apenas um homicídio até o final de novembro. Todos os crimes no segundo semestre.

Outras três cidades do território tiveram dois homicídios durante todo o ano: Cedro, Moreilândia e Dormentes. Esses sete municípios aparecem como os menos violentos do Sertão pernambucano e, juntos, contabilizaram nove assassinatos durante todo o ano.

Fonte: G1 Petrolina