A Operação Verão, que abrange 12 pontos turísticos na região norte da Bahia, segue em andamento com o objetivo de intensificar o policiamento e garantir segurança em locais de grande fluxo de pessoas durante o período de férias e altas temperaturas. Sobre a ação, o programa Nossa Voz entrevistou nesta quarta-feira (17) o Coronel PM Wildon, comandante do CPR-N (Comando de Policiamento da Região Norte).
Coronel PM Wildon detalhou a operação, “A operação ocorre em todo o estado da Bahia, com foco na prevenção de crimes e na promoção de um ambiente seguro para atividades de lazer. Na região norte, temos sete unidades da Polícia Militar envolvidas, com cerca de 30 policiais sendo empregados diariamente, além de viaturas e motocicletas. Especificamente em Juazeiro, estamos atuando na Orla 1 e 2 e na Ilha do Rodeadouro, áreas cobertas pelas 73ª e 74ª Companhias Independentes. Já tivemos resultados significativos, como apreensão de armas de fogo e prisões em flagrante. Essa operação é reforçada por outras ações, como a Sertão Forte, que realizamos em parceria com o Cicom e outras unidades, ampliando o alcance do policiamento.”
O Coronel destacou o reforço das ações para o período de festas:
“Estamos com policiamento reforçado no centro da cidade, com nossa base móvel atuando para prevenir furtos durante as compras de Natal e Réveillon. Recentemente, recebemos seis motocicletas que estão sendo utilizadas tanto no centro quanto em áreas periféricas. Além disso, na sexta-feira (20), teremos a formatura de 86 novos policiais, que serão distribuídos nas unidades da região, ampliando nosso efetivo.”
O Coronel também relembrou casos recentes que chocaram Juazeiro, como o assassinato de uma jovem na frente da filha de seis anos, e a atuação rápida da polícia:“Esse crime foi de uma brutalidade que nos deixou a todos muito abalados. Os criminosos, em fuga, atacaram a vítima para roubar sua motocicleta. Dois dias depois, intensificamos as investigações e localizamos os autores. Infelizmente, eles reagiram ao trabalho da polícia e foram neutralizados. Sabemos que isso não traz conforto à família, mas estamos oferecendo apoio psicológico à criança e à família, além de planejar uma visita à casa da vítima para entender as necessidades deles e oferecer o que for possível. Este caso foi especialmente doloroso para mim como pai e avô, mas foi importante dar uma resposta rápida.”
Durante a entrevista, o Coronel apresentou um balanço das ações realizadas pela CPR-N em 2024. “Os números são impressionantes. Tivemos 1.590 prisões em flagrante, 939 apreensões de drogas e 624 armas de fogo retiradas de circulação. Isso significa que, em média, mais de duas armas são apreendidas por dia. Além disso, recuperamos 278 veículos e erradicamos quase 300 mil pés de maconha. Esses números demonstram que a Polícia Militar está trabalhando intensamente para cumprir sua missão.”
O Coronel concluiu pedindo a colaboração da sociedade para enfrentar a violência. “Estamos 24 horas nas ruas, fazendo nosso papel, mas segurança pública é uma responsabilidade compartilhada. Pedimos à população que continue colaborando com denúncias e sendo parceira da Polícia Militar. Trabalhamos para garantir um ambiente mais seguro para todos.”
Com ações como a Operação Verão e outros esforços em andamento, a Polícia Militar reforça sua presença no norte da Bahia, buscando coibir crimes e assegurar um ambiente tranquilo, especialmente nas áreas de maior movimentação neste fim de ano.