Nos últimos quatro anos, Juazeiro conquistou diversos avanços para a assistência social. De janeiro de 2021 a dezembro de 2024, muitas ações foram implementadas para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, para a população LGBTQIAPN+, para a população negra e para proteção às mulheres, crianças e idosos, a fim qualificar e ampliar os serviços oferecidos para esses usuários.
Atualmente, Juazeiro conta com mais 63 mil famílias incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, mais de 39 mil beneficiárias do programa Bolsa Família e cerca de 11 beneficiadas com o Programa Auxílio Gás dos Brasileiros. Na gestão Suzana Ramos, além de ampliar o número de usuários cadastrados, o município também ganhou uma nova sede do CadÚnico, com um espaço mais amplo, estrutura arrojada e acessibilidade, e a informatização do agendamento. O acesso ao serviço foi facilitado com a implantação do agendamento online e a descentralização do atendimento para as cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nos bairros Quidé, Itaberaba, Tabuleiro, João Paulo II e Malhada da Areia.
O CRAS também ganhou cara nova em três das suas cinco unidades. Nos bairros Quidé e Itaberaba, o serviço passou a ocupar novas instalações, com espaços mais adequados para atender a população. Já a unidade do João Paulo II foi totalmente reformada e ampliada. “Entendemos que o CRAS é a principal porta de entrada para o acesso aos serviços de assistência social e as pessoas chegam, muitas vezes fragilizadas. Por isso, investimos na melhoria desses espaços, para acolher a nossa comunidade com mais eficiência e atenção”, conta a prefeita Suzana Ramos.
A atual gestão entregou, também, dez casas adaptadas pelo Programa Transformar, a nova sede da Casa Messe de Amor e o Acolhimento Transformar, espaço dedicado a acolher pessoas em situação de rua. Outro equipamento totalmente requalificado foi o Restaurante Popular do bairro João Paulo II, que entrega refeições gratuitas para a população, de segunda a sexta-feira. Todas as obras foram realizadas com recursos próprios do município.
Ação pioneira da prefeita Suzana Ramos, a Casa da Mulher Rural foi criada para acolher as mulheres residentes no interior que precisam recorrer à sede do município para acessar serviços de saúde, assistência social ou previdência. “Eu sou uma mulher do campo e sempre vi a dificuldade de outras mulheres quando precisavam buscar atendimento de algum serviço na sede de Juazeiro. Muitas não conseguiam resolver suas demandas em apenas um dia e não tinham onde pernoitar, tomar um banho, fazer uma refeição. A Casa da Mulher Rural foi criada para oferecer esse acolhimento”, ressalta a gestora.
No intuito de promover a garantia do direito à união, a Prefeitura de Juazeiro passou a realizar o casamento coletivo. O evento anual acontece desde 2022, e vem realizando o sonho de casais héteros e homoafetivos. Já na área da diversidade, a Prefeitura de Juazeiro criou o Ambulatório Trans, que acompanha pacientes transexuais em hormonização assistida.
Por ser uma gestão que pensa no futuro e no desenvolvimento econômico e social da população, a gestão municipal vem também proporcionando a mudança de vida e o espírito empreendedor. Através do projeto técnico-social desenvolvido nos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida, já foram entregues mais de 1,3 mil certificados de cursos profissionalizantes, como o de maquiagem, manicure e pedicure, barbeiro, designer de sobrancelha, montador de sistema fotovoltaico, produção de doces, geleias e compotas, manutenção de smartphone e tablet, unhas de gel, entre outros. A população mais vulnerável também pode contar com bolsa de estudo na área técnica.
—
Texto e fotos: Ascom/PMJ