O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), iniciou nesta semana as atividades da terceira e última turma da colônia de férias ‘Ceminha’, em sua 10ª edição. A iniciativa, que já se consolidou como um importante espaço de aprendizado e diversão para as crianças, recebe agora um grupo de 15 pequenos, com idades entre seis e oito anos.
Durante as manhãs, de segunda a sexta-feira, as crianças participarão de uma programação recheada de atividades lúdicas e educativas, cuidadosamente planejadas para explorar a biodiversidade da Caatinga. O objetivo é proporcionar momentos de diversão aliados a um aprendizado enriquecedor sobre o bioma, incentivando a curiosidade e o respeito pela natureza desde a infância.
Para a coordenadora do Cemafauna, professora Patrícia Nicola, envolver as crianças no universo da Caatinga é fundamental para a formação de futuros cidadãos conscientes. “A colônia de férias ‘Ceminha’ é uma oportunidade única de ensinar ciência de forma divertida. Nossas atividades proporcionam uma imersão no bioma, despertando o interesse e a paixão pela biodiversidade. Mais do que isso, as crianças se tornam multiplicadoras de conhecimento, levando informação para suas famílias e amiguinhos. Desenvolver desde cedo o senso de conservação da natureza é essencial para que compreendam a importância de preservar os recursos naturais e proteger as espécies que fazem parte do nosso ecossistema”, destacou.
A programação da colônia inclui oficinas interativas, observação de animais nativos e aula sobre espécies vegetais endêmicas, trilhas ecológicas de identificação de pegadas de animais silvestres e experimentos científicos simples, que permitem uma compreensão prática e significativa dos conceitos trabalhados. Com essa abordagem, o Cemafauna reforça seu compromisso com a educação ambiental, científica e a valorização da Caatinga. A próxima edição ocorrerá nas férias de julho, mas o processo das inscrições se dará previamente, ao menos um mês antes, e as informações estarão disponíveis no site http://www.cemafauna.univasf.edu.br/.
Texto e fotos: Jaquelyne Costa
Assessora de Comunicação do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna/Univasf)