O pagamento do abono salarial PIS-Pasep referente ao ano de 2025 começa no dia 17 de fevereiro para os nascidos em janeiro, segundo o calendário divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A consulta aos valores será disponibilizada no dia 5 de fevereiro, e as quantias estarão disponíveis para saque até o encerramento do calendário, em 29 de dezembro deste ano.
Segundo matéria do Estadão, as datas foram definidas na 178ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), realizada no mês de dezembro de 2024. Como ocorre todos os anos, a ordem de pagamento é definida a partir da data de nascimento do beneficiário, sendo feito até agosto.
Com isso, os últimos a receber serão os nascidos em novembro e dezembro, que terão os valores à disposição a partir de 15 de agosto.
No caso dos trabalhadores da iniciativa privada, que recebem pelo Programa de Integração Social (PIS), o pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos, que recebem Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), receberão pelo Banco do Brasil.
Quem tem direito ao abono salarial?
Possuem direito ao abono salarial os trabalhadores, que estão cadastrados há, pelo menos, cinco anos no PIS/Pasep e que tenham trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base (2023) da apuração. Outro requisito é o recebimento de até dois salários-mínimos mensais, em média, no período trabalhado (R$ 2.640,00), além da necessidade de ter seus dados como empregado, informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.
Como consultar?
As informações relativas ao abono salarial PIS/Pasep podem ser acessadas pelo portal Gov.br e também pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Veja o passo a passo abaixo.
Pelo portal Gov.br
-Acesse o site para a consulta neste link.
-Realize o login com os dados cadastrados no portal Gov.br. Caso não tenha conta, é possível fazer o cadastro neste link.
-Clique em “Abono Salarial” para fazer a consulta.
Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital
-Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no celular ou tablet. Se já tiver o aplicativo, ele precisa estar atualizado.
-Realize o login com os dados cadastrados no portal Gov.br. Caso não tenha conta, é possível fazer o cadastro neste link.
-A tela inicial mostrará uma faixa chamada de “Abono Salarial″. Clique no botão “Consultar” para realizar a consulta.
-Caso não veja a faixa, clique no menu, localizado na parte inferior da tela, depois em “Benefícios” e, por fim, em “Abono Salarial”.
(Com informações: Bahia.ba)