Na manhã desta terça-feira, nossa equipe esteve na Avenida Raul Alves, na descida da rampa da Ponte Presidente Dutra, para acompanhar de perto a movimentação após a liberação da alça. Em entrevista, o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro, Mitonho Vargas, compartilhou sua avaliação sobre as mudanças no trânsito da região.
Antonio ressaltou a colaboração entre diversas entidades para a melhoria da mobilidade urbana na região.
“Cito aqui a AMMPLA, a PRF, o DNIT, a Autarquia Municipal de Trânsito de Juazeiro, na qual agradeço a todos os nossos agentes, os órgãos da Prefeitura Municipal e a CLC, empresa responsável pela obra. A avaliação para nós é muito positiva. Observamos que há poucos dias, antes mesmo do início das aulas, o trânsito ali no Barranqueiro estava completamente travado. Agora, não temos mais essa dificuldade. Juazeiro e Petrolina são cidades irmãs e precisam de soluções conjuntas.”
O diretor explicou que reuniões com o DNIT e PRF foram fundamentais para discutir soluções eficazes.
“A AMMPLA sugeriu inicialmente uma mudança no trânsito de Juazeiro, desviando o fluxo pela Orla 2. No entanto, nossos técnicos avaliaram que era possível manter o trânsito descendo da rampa no mesmo sentido da Avenida Raul Alves. Limitamos uma das faixas para a empresa continuar a obra sem interferir diretamente no fluxo. O engenheiro responsável, Dr. João Filipe, concordou que essa solução era viável, e o resultado tem sido satisfatório.”
A parceria entre os municípios também resultou em melhorias na Ilha do Fogo.
“Houve também uma nova ação dos prefeitos, na Ilha do Fogo, com uma manutenção que há muitos anos não era realizada. Como não existe uma responsabilidade legal definida entre Juazeiro e Petrolina, os dois municípios se uniram e promoveram uma limpeza na área.”
Mitonho Vargas destacou que o fluxo de trânsito está mais organizado, mesmo com a volta às aulas.
“Antes, o fluxo travava completamente. Agora, mesmo com o retorno das aulas, não há congestionamento intenso nem no Barranqueiro, nem em Petrolina. Essa é uma determinação do prefeito André Gonçalves, que tem buscado parcerias com Petrolina para soluções coletivas. Criamos câmaras temáticas para discutir e resolver problemas respeitando a individualidade de cada município.”
O diretor também destacou mudanças no acesso à Rua José Pititinga, visando a segurança no trânsito da região.
“A gente tem ali na Rua José Pititinga, onde fizemos um bloqueio, não dando acesso direto para a Rua do Centro de Cultura. Ou seja, para quem vem da área dos bancos de Juazeiro, não há mais acesso direto à José Pititinga. Mas aproximadamente 150 metros depois, o motorista pode retornar, passar pela orla de Juazeiro e pegar novamente esse sentido. Com isso, acrescenta-se um percurso de 200 a 300 metros, garantindo o acesso à Rua José Pititinga, que abriga várias escolas e o Centro de Cultura João Gilberto. Essa medida é especialmente importante no período diurno, quando há maior fluxo de estudantes, garantindo mais segurança para todos.”
Finalizando, Vargas deixou um pedido à população.
“Quero pedir à comunidade de Juazeiro e Petrolina, e a todos que atravessam nossa ponte, paciência. Os transtornos são temporários, mas a obra será definitiva e beneficiará toda a região. Peço que todos saiam um pouco mais cedo de casa e tenham paciência para que possamos concluir essa obra com sucesso.”