Em entrevista nesta quarta-feira (5), o secretário de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA), Rodrigo Jacobina, abordou o andamento das obras da Avenida Transnordestina e outros projetos de infraestrutura para Petrolina. Segundo ele, as chuvas registradas em janeiro impactaram o cronograma, mas a primeira entrega da duplicação da via segue prevista para março.
“A gente passou por um período chuvoso agora em janeiro. Um período que realmente deu um reflexo nas nossas obras. A Transnordestina, a gente tá com a previsão para agora no mês de março fazer a primeira entrega do primeiro trecho dela. O que é que engloba esse primeiro trecho? Toda a duplicação ali do trecho do Asa Branca do início da BR-407 até o posto do Cacheado. Esse trecho de obra já tá bem adiantado, dá mais de 1 km de via duplicada, iluminada, sinalizada, com ciclovia, calçada. Já tá bem estruturada pra gente entregar nesse mês de março. Então, março a gente entrega o primeiro trecho.”
Jacobina também explicou que, após essa etapa, será iniciada a continuação da duplicação até o bairro Pedra Linda.
“A posterior a gente vai dar continuidade à obra do posto do Cacheado até o Pedra Linda. Esse trecho envolve a duplicação de duas pontes, um aterro grande para fazer, pra gente poder estar nivelando as duas pistas, que deve ser iniciado logo após essa inauguração do primeiro trecho. Então, a obra continua até o Pedra Linda. A gente já tem projeto, inclusive, para dar continuidade a essa duplicação até a BR-428. Esse projeto já está dentro da SEINFRA, já tem orçamento, já está no planejamento nosso para estar agariando esse recurso via Governo Federal através de um convênio, uma emenda parlamentar, pra gente estar completando essa terceira nova via de Petrolina para dar essa mobilidade que é necessária.”
Programa de pavimentação
O secretário também falou sobre o programa de pavimentação da cidade e as estratégias para melhoria da mobilidade urbana.
“O programa de pavimentação, a pedido do prefeito Simão, será reforçado ainda mais este ano. Então, nós vamos englobar muito planejamento este ano de projeto, vamos estar contratando quase 300 ruas de projeto para poder estar fortalecendo esse programa, para estar continuando esses investimentos nas pavimentações. O pedido de Simão é viabilizar algumas avenidas importantes para mobilidade. A gente já tem algumas que estamos debatendo com a população, debatendo com algumas pessoas, a exemplo da ligação do Pedra Linda com o João de Deus, a questão do Cosme e Damião que interliga a BR-235 com a 407. A gente tem a continuidade da Avenida Simão Durando até o portal da cidade, ali que é a Avenida do Jazz. São algumas avenidas importantes que têm que ser feitas até para a gente desviar os fluxos das grandes avenidas que já tão, digamos assim, no seu limite de fluxo de tráfego nos horários de pico.”
Além disso, Jacobina destacou o avanço das obras de pavimentação nas áreas ribeirinhas e bairros que precisam de infraestrutura básica.
“A gente já começou a voltar os olhos para essa área ribeirinha. Já estamos com pavimentação em 35 ruas na zona ribeirinha: Porto da Ilha, Serrão do Urubu, Pedrinhas, Nova Descoberta. Esse trabalho vai continuar. Esse eixo de pavimentação é um tema importante da secretaria, uma preocupação do prefeito. Tem alguns bairros que somos muito demandados, mas que entrariam no segundo eixo de discussão com o prefeito, que é o eixo de saneamento. Então, o saneamento será uma vertente agora da política pública dessa gestão.”
Rodrigo Jacobina também comentou sobre as obras da Orla 3 e do Parque do Povo, reforçando que o cronograma depende de repasses federais.
“A Orla 3 recebeu um recurso federal importante e demos ordem de serviço. Iniciamos esse trecho de Orla, os 750 metros iniciais que vão do Beira D’água até o Porto Estadual. Essa obra continua, mas um pouco mais devagar porque os recursos realmente estão escassos. Estamos aguardando um repasse importante do Governo Federal no montante de quase 10 milhões de reais para poder dar andamento nessa obra. Então, há possibilidade de algum atraso relativo a esse repasse.”
Sobre a revitalização do Centro de Convenções, o secretário destacou os avanços já realizados e o que ainda precisa ser feito.
“O Centro de Convenções é um equipamento que está sendo praticamente reconstruído, um espaço muito bacana que vamos ter no município. Estamos concluindo toda a primeira etapa voltada para o pátio de eventos. O pátio já está na etapa final, com previsão para início de abril ou começo de maio para conclusão e entrega parcial. Será um espaço com capacidade para quase 20 mil pessoas, climatizado, com novo estacionamento, reservação de água, saneamento, grupo gerador e sanitários climatizados.”
Jacobina também mencionou a futura revitalização do Teatro Municipal.
“Posteriormente, a obra voltará os olhos para o Teatro Municipal. A previsão é que a cobertura do teatro seja feita já no mês de maio, dando um novo cenário à obra.”
O secretário reforçou que a gestão municipal segue empenhada em garantir os recursos necessários para finalizar essas obras prioritárias para a cidade.