Na tarde desta quinta-feira (13), por volta das 17h, a Polícia Militar de Pernambuco, por meio da GT 5111 com o apoio da GT 115, resgatou uma adolescente de 13 anos que era mantida em cárcere privado no Bairro Santa Luzia, em Petrolina. A ação ocorreu durante a “Operação Vale do São Francisco Seguro”.
A equipe foi acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) após a vítima, conseguir entrar em contato com suas irmãs pedindo socorro. Em estado de desespero, as irmãs prontamente chamaram a PM, que se dirigiu ao local para averiguar a denúncia.
Ao chegarem à residência indicada, os policiais identificaram o suspeito, que mantinha a menor trancada na casa, impedindo-a de sair. Diante da gravidade da situação, a equipe policial resgatou a vítima e encaminhou ambos à 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), onde foram adotadas as providências legais cabíveis.
A Polícia Civil segue investigando o caso para garantir a devida responsabilização do suspeito. O crime de estupro de vulnerável é previsto no artigo 217-A do Código Penal, com pena de reclusão de 8 a 15 anos.
A Polícia Militar reforça a importância de denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes, disponibilizando o telefone 190 para emergências e o Disque 100 para denúncias anônimas sobre violações de direitos humanos.