Na sessão desta terça-feira (18) da Câmara Municipal de Petrolina, a vereadora Maria Helena reforçou uma antiga demanda do município: a nomeação de uma delegada mulher para atuar no plantão 24 horas da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM). A parlamentar reconheceu o avanço promovido pela governadora Raquel Lyra ao implantar o plantão 24h, mas destacou a necessidade de um atendimento mais humanizado e especializado para vítimas de violência.
Atualmente, a Delegacia da Mulher de Petrolina já está em funcionamento com o plantão 24h, no entanto, a ausência de uma delegada mulher pode representar um obstáculo para algumas vítimas na hora de denunciar casos de violência. Segundo Maria Helena, muitas mulheres se sentem intimidadas ao serem atendidas por homens, o que pode inibir a busca por ajuda e justifica a necessidade da presença de uma delegada.
Durante seu discurso na Câmara, a vereadora ressaltou que todos os profissionais do sexo masculino que atuaram na delegacia foram grandes parceiros, mas frisou que já é momento de garantir a presença de uma mulher no plantão. “A governadora já implantou o plantão 24h, o que foi um avanço importantíssimo. Mas agora, queremos dar um passo adiante e garantir que as mulheres de Petrolina sejam atendidas por uma delegada mulher”, destacou.
Maria Helena também mencionou que a governadora Raquel já realizou concurso público para delegados e que, diante disso, espera que a nomeação de uma delegada para a DEAM de Petrolina seja priorizada. “Estamos solicitando à nossa governadora, e também agradecendo a ela, pelo fato de que tão logo assumiu, em 2022, implantou o plantão 24 horas da Delegacia da Mulher. Mas agora, já dando o tempo suficiente a ela, que realizou o concurso público para delegados, pedimos que providencie a nomeação de uma delegada para nossa delegacia”, afirmou a vereadora.
A parlamentar ainda afirmou que pretende mobilizar outros vereadores para reforçar o pedido junto ao Governo do Estado, visando tornar Petrolina uma referência no atendimento especializado a mulheres vítimas de violência. “Fizemos uma justificativa bem estruturada e pretendo compartilhar com os demais vereadores para que juntos possamos reivindicar essa iniciativa. Queremos que Petrolina seja referência em delegacia da mulher com plantão 24 horas e com uma delegada mulher”, completou Maria Helena.
Segundo a vereadora, caso a solicitação seja atendida, Petrolina poderá ser a primeira cidade do interior de Pernambuco a contar com uma delegacia da mulher com plantão 24 horas sob o comando de uma delegada.