Força policial e união interestadual garantem 55 prisões no Vale do São Francisco

0

Mais uma vez unindo esforços e expertises para garantir a segurança na região sertaneja, Pernambuco e Bahia finalizaram com êxito a 3ª edição da Operação Vale do São Francisco Seguro. Realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro com intensas ações policiais no limite entre as cidades de Petrolina e Juazeiro, a operação resultou em números positivos de combate à violência. No período foram efetuadas 55 prisões, das quais 20 em flagrante, além de realizados 57 encaminhamentos às delegacias. Também foram registrados 23 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) ou Boletins Circunstanciados de Ocorrências (BCOs), além de cumpridos 5 mandados de busca e apreensão.

Para além das prisões e cumprimentos de mandados, as Forças de Segurança de Pernambuco e da Bahia realizaram ainda, de forma conjunta,  a autuação de 135 veículos; a apreensão de 43 veículos e a recuperação de 2 veículos roubados; a recuperação de 13 celulares; e a apreensão de 17 armas. Houve ainda a abordagem de quase 2,5 mil veículos durante os três dias de atividades policiais e apreensão de entorpecentes como maconha, cocaína e crack  que foram retirados de circulação.

No total, foram empregados 1.347 servidores da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) na ação conjunta ostensiva e preventiva voltada ao reforço operacional e à redução de diversas modalidades criminosas, a exemplo de homicídios, tráfico de entorpecentes e de armas e ainda Crimes Violentos contra o Patrimônio, como os assaltos à mão armada.

Policiais militares, civis, bombeiros militares e integrantes da Polícia Científica atuaram de maneira integrada na mega-operação, que contou ainda com o reforço de órgãos de inteligência, do poder Judiciário, do sistema penal, das guardas municipais e do Ministério Público. O Grupamento Tático Aéreo (GTA) também atuou na operação. Toda a região no limite entre as duas cidades vizinhas foram abrangidas com ampliação no efetivo e intensificação do patrulhamento em diversos bairros, sobretudo em locais de grande circulação, como orlas, parques, ciclovias, ciclofaixas e outras áreas de lazer, setores bancários e centros comerciais.

A secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, lembrou que a iniciativa integra o Programa Juntos pela Segurança do Governo de Pernambuco, que vem reduzindo a criminalidade por nove meses consecutivos. Além de prevê a integração da segurança pública em todos os níveis, seja por meio de ações executadas junto aos municípios pernambucanos e a outras secretarias estaduais. “Inovamos também na realização de ações com outros estados que fazem divisa com Pernambuco, começando pela Bahia há cerca de um ano, onde já realizamos três edições da Operação Vale do São Francisco Seguro com sucesso. Ampliamos a parceria e já efetuamos também as reuniões de planejamento operacional e as ações ostensivas, preventivas e repressivas em conjunto com a Paraíba e o Ceará. Estamos agora iniciando com o Piauí, sempre integrados para atuarmos com foco no combate ao crime organizado, que repercute na segurança dos cidadãos”, pontuou a secretária-executiva.

“A criminalidade não respeita divisas, então é imprescindível que os órgãos da segurança pública dos estados não se limitem a uma atuação individualizada, mas sim a uma atuação integrada, desde a troca de informações a nível de inteligência, até a troca de informações para as investigações e os trabalhos ostensivos, de forma que possamos atuar em todas as frentes de combate, beneficiando a população dos entes federativos dos estados nordestinos”, finalizou.

“Os policiais da Bahia e de Pernambuco trabalharam de forma incansável para garantir a segurança da população dos dois estados. Neste segundo momento, vamos analisar os números e aperfeiçoar ainda mais a operação integrada”, declarou o subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira.

REVISTA EM PENITENCIÁRIA – A 3ª edição da Operação Vale do São Francisco Seguro foi iniciada ainda na madrugada do dia 13 de fevereiro, com uma revista num pavilhão da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina, objetivando a apreensão de eventuais objetos ilícitos. A ação aconteceu com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, sendo empregado um efetivo de 18 policiais penais e 30 policiais militares, incluindo PMs do Batalhão Integrado Especializado de Petrolina (2º BIESP).

Durante as diligências, foram localizados e apreendidos materiais como 10 aparelhos smartphone; carregadores e acessórios de celular, além de pendrives. Outros objetos apreendidos foram chuços (objeto artesanal pontiagudo) e tesouras. Quanto às drogas ilícitas, foram apreendidas substâncias análogas à cocaína e à maconha.

Os objetos foram devidamente catalogados, armazenados no local apropriado e entregues à supervisão de segurança para adoção das medidas cabíveis, seguindo os procedimentos legais e normativos vigentes.

SDS