Na madrugada desta segunda-feira (24), o Vaticano informou que o papa Francisco “passou bem a noite, dormiu e está descansando”. O pontífice continua lutando contra uma pneumonia dupla.
No domingo (23), ainda em estado crítico, o papa Francisco sofre de insuficiência renal leve, disse o Vaticano.
Em boletim divulgado na tarde de ontem, médicos afirmaram que um novo exame apontou a insuficiência renal, que é inicial e está atualmente controlada. O boletim afirma ainda que o pontífice não sofre mais de crise respiratória.
O prognóstico completo de Francisco segue em sigilo por conta da complexidade do quadro, disse ainda o Vaticano, que afirma também que ele está “vigilante e bem orientado”.
“O estado de saúde do Santo Padre continua crítico. No entanto, desde ontem à noite ele não apresentou mais crises respiratórias”, disse o boletim. “No entanto, alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial, leve, atualmente controlada. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum resultado exigem que o prognóstico permaneça reservado”.
O boletim afirmou também que o pontífice segue fazendo uso de almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos (oxigenoterapia). Mais cedo, o Vaticano já havia informado sobre esse procedimento.
“O papa Francisco usou almofadas nasais esta manhã para a aplicação de oxigênio em altos fluxos. Outros exames clínicos estão em andamento. Para saber os resultados, aguardamos o boletim desta noite”, disse o Vatican News.
Também neste domingo (23), em oração escrita pelo papa Francisco, o pontífice agradeceu às orações pela sua saúde e disse que continua ‘realizando os tratamentos necessários’.
O pontífice também convidou os fiéis a rezarem pelos países onde há conflitos, da “Palestina ao Sudão”, com um pensamento particular para a Ucrânia.
O texto foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé. É o segundo domingo que Francisco não participa da tradicional oração de Angelus. Neste domingo, a missa foi conduzida pelo Arcebispo Rino Fisichella.
Francisco ainda dedicou agradecimento especial às demonstrações de carinho feitas pelas crianças. “Nestes dias recebi muitas mensagens de afeto e fiquei particularmente tocado pelas cartas e pelos desenhos das crianças. Obrigada por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro! Confio todos à intercessão de Maria e peço que rezem por mim.”
Fonte: G1