Os preparativos para o Carnaval de Petrolina seguem a todo vapor, e a cidade já entrou no clima da folia. Com mais de 60 atrações e homenagens a artistas locais, a festa acontece entre os dias 1º e 4 de março, com o tema “Azevede-se na folia”, em referência ao cantor Geraldo Azevedo, que completa 80 anos em 2025.
Em entrevista, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovanni Costa, destacou o sucesso do Baile Municipal, evento que abriu a programação carnavalesca:
“O lançamento mesmo, que foi o Baile Municipal, um sucesso aí, o maior Baile Municipal que já teve na nossa cidade. Então aí já para poder sentir o clima, como é que vai ser o Carnaval, a organização do Carnaval. E a gente já viu que a população abraçou a ideia, foi um evento lindo, cheio de famílias, muita alegria e uma energia positiva que nos dá ainda mais gás para esses quatro dias de festa.”
O secretário reforçou o compromisso com a valorização dos artistas locais, presentes em mais de 90% da grade de atrações:
“Estamos valorizando todas aquelas atrações, aqueles artistas da nossa cidade, ficou aí com uma grade de mais de 90% daqui da nossa região. Então, valoriza os artistas da nossa cidade e aí que estamos aí em todos os preparativos. Isso é importante não só para fomentar a cultura local, mas também para gerar renda e oportunidades para os nossos talentos. É muito gratificante ver nossos artistas brilhando no palco principal do Carnaval.”
A estrutura do Carnaval contará com três polos: Orla, 21 de Setembro e Multicultural – Matingueiros. A expectativa é receber não só os moradores locais, mas também turistas de diversas regiões.
“Já começamos a montar a estrutura para receber não só aquela família da nossa cidade, mas também aqueles turistas que venham curtir o Carnaval de Petrolina. É um trabalho intenso de logística, montagem de palcos, segurança, mas tudo sendo feito com muito carinho e responsabilidade para que todos possam aproveitar o melhor da nossa festa.”, comentou Giovanni Costa.
O secretário executivo de Eventos, Carlos Júnior, ressaltou o impacto econômico da festa e a adesão dos turistas:
“A expectativa muito boa, expectativa de mais de 90% já dos hotéis reservados. Uma média aí de 38 a 40 milhões de retorno financeiro na economia local, um público aí esperado de mais de 150 mil pessoas aí nos 4 dias de evento. E o mais legal é que isso movimenta desde os grandes hotéis até o pequeno comerciante, o ambulante, o taxista. Todo mundo ganha e isso fortalece a nossa economia.”
A segurança será prioridade durante o evento, com a integração das forças de segurança pública e a contratação de seguranças particulares.
“Vamos ter agora uma reunião até com o comandante agora aqui no Batalhão às 10 horas, justamente para poder a gente ajustar todos esses detalhes de segurança. Contamos aí com os órgãos que quero agradecer até a polícia civil, a polícia militar, a guarda civil municipal, estamos colocando também seguranças particulares também nos polos, justamente para poder ajudar e apoiar mais ainda essa parte de segurança. A nossa maior preocupação é que o folião possa curtir com tranquilidade, sabendo que tem uma estrutura preparada para cuidar de todos.”, detalhou Carlos Júnior.
A programação do Carnaval de Petrolina é extensa e diversificada. Confira alguns dos destaques:
POLO ORLA Sábado (1º de março): Pagodança, Trio Granah, Luan Estilizado, Jonathan Araujo Domingo (2 de março): Elisson Castro, Ana Costa, Tuca Barros, Xandão da Bahia Segunda-feira (3 de março): Davi Pimenta, Fabiana Santiago, Pagode do Segredo, Matheus Torres Terça-feira (4 de março): Edenio Lima, Alan Cleber, Jucie, Novo Destak
POLO MATINGUEIROS Sábado (1º de março): Samba da Beira, Tio Zé Bá, Edésio César & Banda, Coletivo Baile da Liberdade Domingo (2 de março): Son Sallez e a Igreja Elétrica, Sóda Solta, MPA, Coletivo Elements Segunda-feira (3 de março): Esquenta Hip Hop, Dubaia, Mádara e Banda Terça-feira (4 de março): Matingueiros, Radiofônica, Tributo ao Mangue Beat, Coletivo Under Prod
POLO 21 DE SETEMBRO Sábado (1º de março): Por do Samba, Mauro Lima e Banda, Dalmo Natan Domingo (2 de março): Charanga, Skalla Musical, Nilton Freitas, Dam Aleixo Segunda-feira (3 de março): Novo Skema, Pagode 874, Camila Yasmine, Orquestra Aquarela Terça-feira (4 de março): Visão Musical, Swing Samba, Fernando Júnior