IFSertãoPE lança programa Mais Ciência na Escola – Nó Sertão Central

0

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizará, no próximo dia 27, às 18h, o lançamento do programa Mais Ciência na Escola – Nó Sertão Central. A apresentação do projeto marca o início da implantação de laboratórios makers em unidades de ensino básico da região. O lançamento será realizada no auditório do IFSertãoPE – Campus Salgueiro e é aberto ao público.

O IFSertãoPE lidera, em Pernambuco, a implantação do programa Mais Ciência na Escola, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o Ministério da Educação. O objetivo do programa é promover o letramento digital e a educação científica no ensino básico, criando oportunidades para que estudantes da rede pública desenvolvam habilidades essenciais para o século XXI. A iniciativa busca integrar metodologias ativas e ambientes inovadores de aprendizagem, aproximando a ciência e a tecnologia do dia a dia escolar.

Uma das principais ações do programa é a implantação de laboratórios makers em escolas públicas. A cultura Maker propõe que os estudantes aprendam técnicas e teorias aplicando-as na prática, através da exploração da criatividade e os laboratórios são os ambientes ideais para transformar a teoria em soluções práticas. Os laboratórios makers do Mais Ciência na Escola serão equipados com impressoras 3D, kits de robótica, notebooks, cortadoras a laser e outros recursos tecnológicos. Com acesso a esses equipamentos, os estudantes poderão desenvolver competências como a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração e a autonomia.

No chamado Nó Sertão Central, 20 escolas públicas serão beneficiadas com laboratórios makers: 16 escolas em Salgueiro, duas em São José do Belmonte, uma em Parnamirim e outra em Cedro. Com o Mais Ciência na Escola a expectativa é de que haja a democratização do acesso à tecnologia, promoção da inclusão digital e incentivo a vocações científicas entre os jovens.

Fonte: IfsertãoPe