De olho em 2020: Fortalecimento do PT de Petrolina é objetivo comum de Gilmar, Cristina e Odacy

0
(fotos: Milena Pacheco/Nossa Voz)

No Programa Nossa Voz desta quinta-feira (05), os vereadores de Petrolina do Partido dos trabalhadores (PT), Cristina Costa e Gilmar Santos convocaram os filiados do partido para participar do Processo de Eleição Direta (PED) neste domingo (08). A votação para escolha dos representantes dos diretórios municipais, estaduais e federal do PT será na Casa Plínio Amorim, das 8h às 17h.

Cristina Costa, que inclusive integra a chapa estadual como vice, falou sobre esse novo desafio. “A gente acatou a proposta da interiorização, da valorização dos diretórios municipais aqui do Sertão, do Agreste, de toda a região com a representatividade de vice”, comentou Cristina lembrando que o candidato a presidência estadual é Glaucos Lima, que é o atual presidente.

Atuante no diretório municipal de Petrolina, que conta com mais de 4 mil filiados, Gilmar Santos destacou que o partido cresce ainda mais porque existe uma democracia interna. “É um espaço de convergência, mas também de divergências, de conflito, de debate. E neste momento aqui nós temos uma chapa única. Três forças dialogaram e compreenderam que era mais importante termos essa chapa única. (…) Nós entendemos que ter o PT nesse momento unido, para apresentar um projeto para Petrolina é um caminho fundamental”, justificou o vereador explicando que as três forças são encabeçadas por Cristina Costa, Gilmar Santos e Odacy Amorim.

Separação do PSB?
Questionada sobre a continuidade da aliança com o PSB de Paulo Câmara em 2020, lembrando da disposição tanto do PT quando dos socialistas de encabeçarem uma chapa para concorrer à prefeitura de Petrolina, Cristina Costa defendeu o fortalecimento do PT. “Nós defendemos uma candidatura própria no ano passado, aqui em Pernambuco foi a decisão coletiva. (…) O diretório nacional tomou a decisão por uma composição, uma aliança com o PSB. O PSB está se organizando, pra o partido ter [em 2020] uma candidatura em Recife, tem candidatura própria aqui em Petrolina, que é o deputado Lucas Ramos. E nós do PT também fortalecemos o nosso partido. (…) Pra vereadores não tem mais coligação, é chapa pura. E a gente tem que pensar no fortalecimento do Partido dos Trabalhadores”, afirmou Costa.

Cristina 2020?
O Nossa Voz também quis saber se Cristina Costa vai partir pra uma disputa interna para depois apresentar seu nome como candidata a prefeita de Petrolina. Sobre o assunto a vereadora disse: “O que o partido chamar a gente está à disposição. Orgânica dentro do partido, eu tenho colocado que o mandato não é meu”. Já sobre um possível apoio a Odacy, Cristina disse apenas: “Vamos discutir dentro do projeto do Partido dos Trabalhadores”, enfatizou.