O PSD de Pernambuco realiza, nesta segunda-feira (07), um importante ato político de filiação de prefeitos, vice-prefeitos e lideranças de diversas regiões do Estado. A reunião será comandada pela governadora Raquel Lyra, que também é presidente estadual da sigla, a partir das 18h, no Novotel, localizado no Cais de Santa Rita, área central do Recife.
O evento contará ainda com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, reforçando o peso político do encontro para o fortalecimento da legenda no Estado.
O movimento marca mais um capítulo da reconfiguração partidária em Pernambuco, iniciada com a saída de Raquel Lyra do PSDB, partido pelo qual foi eleita governadora em 2022. A desfiliação ocorreu após algumas movimentações da executiva nacional tucana e sinalizarem futuras divergências quanto aos rumos da legenda no Estado.
Na esteira dessa mudança, a então vice-governadora Priscila Krause ingressou no PSDB, que se mantinha sob a liderança do empresário Fred Loyo. No entanto, pouco tempo depois, a cúpula nacional do PSDB interveio no diretório estadual, retirando o controle de Loyo e instalando uma nova direção com Álvaro Porto (PSDB), deputado estadual ligado a lideranças de oposição ao governo Raquel.
A intervenção gerou forte reação: Priscila Krause se desfiliou do PSDB, acompanhada de mais de 30 prefeitos e lideranças municipais que passaram a buscar novos espaços de atuação partidária.
Esse grupo, que permanece sem partido, deverá se reunir ao PSD, que vem se consolidando como uma das principais legendas de sustentação ao governo estadual.
Outro nome que deve reforçar os quadros do partido é o do ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado federal Guilherme Coelho, também anunciou sua desfiliação do PSDB. Ele, que é aliado de primeira hora da governadora, deve acompanhar Raquel Lyra na migração partidária, ampliando o campo de articulação política do PSD no Sertão do São Francisco.