A Secretaria de Segurança Pública de Petrolina intensificou as ações de vigilância nos pátios das feiras livres do município por meio da Operação Feira Livre e Segura. A iniciativa visa reforçar o patrulhamento, combater delitos e garantir mais tranquilidade a feirantes e consumidores. Durante entrevista, o secretário Luiz Cláudio explicou os objetivos e estratégias da operação, destacando também os canais de participação da população.
“As feiras livres aqui do município de Petrolina são um equipamento público de fundamental importância para a economia local, pela quantidade de pessoas que praticam o comércio nesses locais. E, consequentemente, é um ponto de interesse estratégico da segurança pública, porque esses equipamentos precisam funcionar oferecendo segurança às pessoas que estão utilizando dele”, iniciou o secretário.
Segundo ele, denúncias e investigações apontaram práticas criminosas como tráfico de drogas, furtos e arrombamentos em algumas feiras da cidade, o que motivou o início do trabalho de inteligência.
“Como nós já vimos identificando alguns problemas relacionados especificamente ao tráfico de drogas nessas feiras, iniciamos há alguns meses um levantamento de inteligência. Fizemos o levantamento de todas as pessoas suspeitas que estariam praticando o tráfico e outros pequenos delitos. Essas pessoas já foram colocadas sob acompanhamento e estamos em permanente contato com a Polícia Civil para, em havendo necessidade, a polícia faça o seu papel de polícia judiciária e prenda esses elementos.”
A operação acontece especificamente nos dias de feira, com atuação direta da Guarda Civil Municipal.
“Como cada feira na cidade tem o seu dia específico, naquele dia em que está havendo o movimento de comércio, a guarda tem se feito presente no sentido de apoiar o serviço da segurança pública.”
Além do patrulhamento, a secretaria também investe em tecnologia para reforçar o monitoramento:
“Estamos colocando câmeras de vídeo nessas feiras. Esse sistema deverá estar operativo até o final deste mês e é mais um elemento para promover a segurança de todo mundo, até porque o videomonitoramento vai funcionar 24 horas. Ao contrário da presença da guarda, que se dá especificamente nos momentos em que está havendo o movimento da feira, as câmeras estarão ali permanentemente.”
Sobre a feira da Areia Branca, o secretário detalhou o efetivo presente:
“Nós temos a feira da Areia Branca que acontece aos domingos, a feira do José Maria, a feira do Pedra Linda, a feira da Cohab Massangano… Em cada uma dessas, nos dias de funcionamento, é deslocado um efetivo da guarda. Temos de 4 a 6 guardas, dependendo da situação e do tamanho do local, que desembarcam das viaturas, caminham entre os feirantes e conversam com as pessoas.”
O secretário também fez um apelo à população para contribuir com denúncias, que podem ser feitas de forma anônima:
“Esperamos que a própria população faça denúncias. Temos à disposição a ouvidoria pelo número 156. As pessoas podem encaminhar fotos, vídeos ou até mesmo a denúncia, informando sobre meliantes que estejam praticando crimes.”
Além do canal oficial, Luiz Cláudio destacou a plataforma digital Petro Online e um número de WhatsApp para contato direto com o Centro Integrado de Comando e Controle:
“A ferramenta Petro Online, acessível pelo site https://petrolina.pe.gov.br/petro-online/, é algo que a secretaria tem buscado massificar. Ela nos fornece a condição de levar o processo adiante de maneira legal. Também temos nosso WhatsApp: (87) 9 9132-9568. Ao entrar em contato, a pessoa já recebe um protocolo para poder cobrar o atendimento.”
Ao concluir, o secretário reforçou o compromisso da gestão com a segurança nas feiras:
“O esforço que a gente tem feito é no sentido de que, pelo menos cumprindo aquele papel que cabe à Guarda Civil Municipal, possamos estar fornecendo mais segurança à população.”