O domingo de Páscoa está se aproximando, e os corredores dos supermercados e lojas de Juazeiro já estão repletos de ovos de chocolate, de todos os preços e tamanhos, fazendo brilhar os olhos da criançada e também dos adultos, que não abrem mão do produto nessa época. Mas nem tudo são flores no fantástico mundo do coelhinho. Devido ao aumento do preço do cacau — principal matéria-prima do chocolate —, o produto está mais caro este ano.
Esse aumento é causado por diversos fatores, como mudanças climáticas, aquecimento global, pragas, envelhecimento das lavouras, entre outros. Com essa alta, é importante que os consumidores que seguem a tradição de presentear ou que compram para si mesmos tenham cautela na hora de fazer suas compras. Pensando nisso, para ajudar o consumidor a economizar e evitar enganos, o Procon Juazeiro preparou algumas dicas para compras mais inteligentes e seguras.
O coordenador executivo do Procon de Juazeiro, Egídio Felizardo, explica que, com planejamento e um olhar atento, é possível celebrar a Páscoa sem prejuízos e sem pesar no bolso. “Nós orientamos, principalmente, que o consumidor sempre pesquise preços e verifique a qualidade dos produtos antes da compra, além de se atentar às condições das embalagens. Isso ajuda a não levar para casa produtos próximos do vencimento sem saber, evitando prejuízos e arrependimentos”, explicou.
- Algumas outras recomendações do Procon são:
- 1. Pensar em alternativas mais econômicas, como substituir os tradicionais ovos de Páscoa por barras de chocolate, que costumam ter preço mais acessível.
- 2. Observar o peso líquido do produto: embalagens grandes podem ludibriar o consumidor, escondendo uma quantidade reduzida de chocolate.
- 3. Buscar opções caseiras na vizinhança. Muitos desses produtos, além de mais baratos, surpreendem pela qualidade.
- 4. Trocar marcas famosas por opções mais em conta, que podem ser tão saborosas quanto.
- 5. Aderir ao famoso “faça você mesmo”. Com a ajuda da internet, é possível aprender receitas e se divertir com o processo.
- 6. Verificar se os ovos de Páscoa com brinquedos contêm o selo do Inmetro e se o brinquedo é adequado para a idade da criança que irá recebê-lo. (Ascom PMJ)