O Incra do Médio São Francisco informa que, após a ocupação realizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (FETAPE), foi realizada uma reunião nesta tarde para discutir as demandas apresentadas.
O diálogo, marcado por compromissos firmes e prazos definidos, resultou em encaminhamentos concretos de mais de 50% da pauta em prol das famílias assentadas e da reforma agrária na região.
Os principais acordos foram:
✔ Aquisição de terras e criação de assentamentos: Ficou definido um prazo para o cadastramento das famílias apresentadas pela FETAPE, além da análise e resposta aos processos em andamento ou que serão iniciados, visando a conclusão e regularização dos assentamentos.
✔Regularização das famílias: Foi estabelecido um calendário com etapas prioritárias, começando pela regularização de três assentamentos por polo. Paralelamente, serão levantadas as demandas por Créditos Instalação, garantindo que as famílias tenham acesso aos recursos necessários para produção e qualidade de vida.
✔Habitação: O Incra aguarda a liberação de recursos por parte do governo federal para dar continuidade às obras de moradias já projetadas. Cerca de 300 casas estão com projetos aprovados e assinados, dependendo apenas da autorização financeira para concretização
✔Infraestrutura: Será agendada uma reunião com representantes do Incra em Brasília (ou com a vinda de um diretor nacional à região) para tratar de questões urgentes, como acesso à água (especialmente em áreas cortadas pelo Rio São Francisco), medição de perímetros, parcelamento de terras e manutenção de estradas.