“Não foi uma falha, foi uma conduta criminosa”, destaca advogada sobre fraude bilionária no INSS

0

Nesta semana, o Brasil foi surpreendido por um escândalo bilionário envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Uma fraude sistemática resultou no desvio de mais de R$ 6,3 bilhões diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas. Para esclarecer os detalhes e orientar os segurados, a advogada especialista em Direito Previdenciário, Janikele Alencar, concedeu entrevista exclusiva à Rádio Grande Rio.

“Houve uma fraude bilionária, não mais milionária. Foram R$ 6 bilhões e 300 milhões em torno disso de fraude. A fraude não foi especificamente contra o governo, mas contra quem recebe o benefício previdenciário. Pior ainda. Porque tirou o alimento daquelas pessoas”, afirmou a advogada.

Segundo Janikele, os descontos eram realizados a partir de 2019 e seguiam até hoje. O golpe envolvia mensalidades associativas cobradas sem autorização dos beneficiários.

“Muita gente já tem empréstimo e acredita que são descontos do próprio INSS, quando na verdade são prestações associativas nas quais as pessoas não contratavam, não se filiavam a sindicatos”, explicou.

Ela ainda relata casos concretos: “Até ontem à noite, mais precisamente, eu vi no benefício da avó do meu marido um desses descontos.”

A advogada orienta que aposentados e pensionistas verifiquem com atenção os extratos mensais de seus benefícios:

“Pode existir desconto de empréstimos que as pessoas não fizeram. É muito comum. E vem ali nos valores de R$ 20, R$ 10, R$ 15. As mensalidades associativas giravam em torno de R$ 16, R$ 30. A maior que vi foi R$ 60. R$ 16 não chama atenção, mas são retirados todo mês.”

De acordo com Janikele Alencar, o primeiro passo é buscar a solução administrativa:

“Existe uma aba no aplicativo Meu INSS chamada ‘mensalidade associativa’. Lá tem a opção de exclusão ou bloqueio da mensalidade associativa. Esse é o primeiro passo.”

Na esfera judicial, é possível reaver os valores, e em muitos casos, até o dobro do montante:

“Se você não contratou o serviço, tem direito de reaver o valor. Judicialmente, já conseguimos a repetição de indébito — quando o pagamento foi feito indevidamente, o reembolso deve ser em dobro. Mas às vezes, é difícil localizar essas associações.”

Para a advogada, houve mais do que negligência por parte do órgão:

“Eu não vejo só uma falha, eu vejo uma conduta criminosa. Se alguém coloca um desconto no benefício de outro sem contrato, isso não é apenas desplicente, é criminoso. Vazaram dados, e isso tem que ser apurado. Muitos servidores do INSS foram afastados e houve prisão de pelo menos seis pessoas, incluindo um agente da Polícia Federal.”

Ela destaca que o vazamento de dados viola a Lei Geral de Proteção de Dados e atingiu segurados em todo o Brasil.

Outro problema identificado é a dificuldade de muitos idosos em acompanhar os descontos por meio de aplicativos:

“Existe o serviço via telefone, o número é 135. O segurado pode ligar e verificar. Pode até pedir cancelamento. Mas a devolução administrativa ainda é rara. Judicialmente, conseguimos resultados.”


A advogada relata casos ainda mais graves, com falsificação de assinatura:

“Estou com um caso de cinco empréstimos feitos sem autorização, com falsificação de assinatura. A perícia grafotécnica confirmou. Às vezes o idoso pensa que está recebendo um cartão de crédito, mas é um empréstimo. O dinheiro vai para uma conta de um terceiro. O golpe vem duas vezes.”

COMO SE PROTEGER: PASSO A PASSO

  1. Consultar o extrato do INSS
    Acesse o site ou app Meu INSS

Faça login com CPF e senha do Gov.br

Na página inicial, clique em “Extrato de benefício”

Clique sobre o número do benefício

Verifique todos os descontos, especialmente os de mensalidades associativas

  1. Abrir reclamação
    Ligue para o 135

Acesse a Ouvidoria do INSS via app ou site

Registre também a queixa no Portal do Consumidor ou na plataforma Fala.br

  1. Excluir desconto indevido
    No app/site Meu INSS:

Vá em “Serviços” > “Novo pedido”

Pesquise por “Excluir mensalidade”

Siga as instruções na tela

  1. Bloquear mensalidades futuras
    No Meu INSS:

Pesquise por “Solicitar bloqueio de mensalidade”

Selecione o serviço e siga as orientações

  1. Solicitar ressarcimento
    Ligue para o 0800 da entidade que fez o desconto

Envie e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br

Registre reclamação na ouvidoria

Reúna documentos, vá ao Meu INSS ou agende atendimento presencial

Acompanhe pelo site ou pelo telefone 135

“É uma conduta criminosa, e deve ser combatida com firmeza. O aposentado não pode sair no prejuízo”, finalizou a advogada Janeli Alencar.