A operadora do plano de saúde HGU Saúde, de responsabilidade da São Francisco Assistência Médica Ltda, está sob Direção Fiscal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A medida, prevista em norma da própria agência, visa acompanhar mais de perto a gestão da empresa diante de irregularidades apontadas em relatórios anteriores.
Em nota oficial aos clientes e parceiros, a direção do Grupo HGU informou que, por conta da determinação da ANS, está temporariamente impedida de comercializar planos para pessoa física ou jurídica. A empresa, no entanto, segue realizando normalmente a inclusão de beneficiários em contratos coletivos por adesão já existentes.
No mesmo contexto, a ANS também determinou, por meio da Resolução Operacional nº 2.987, publicada no Diário Oficial da União em 1º de abril de 2025, que a operadora deve alienar (vender) sua carteira de beneficiários no prazo de 30 dias após a intimação oficial. A medida é tomada em casos considerados graves, para garantir que os clientes não fiquem sem assistência.
A operadora do plano de saúde em questão, no entanto, afirma que a decisão da agência foi baseada em relatórios do passado, e que sua equipe jurídica está atuando no processo de intervenção.
Em contato com o Nossa Voz, a direção do grupo reafirmou o compromisso com a continuidade dos serviços prestados e destacou a atuação da rede HGU na região do Vale do São Francisco há mais de 40 anos. A nota também tranquiliza os clientes quanto à assistência na rede credenciada e diz que “segue investindo na resolução das questões internas com empenho ético e profissional”.
Caso a venda da carteira de clientes seja mantida e efetivada, a empresa afirma que todos os usuários do plano e parceiros serão notificados de forma transparente.
O que diz a ANS
A Direção Fiscal é uma medida de acompanhamento adotada pela ANS em operadoras com sinais de desequilíbrio econômico ou administrativo. Se a operadora não cumprir a determinação de alienação no prazo, a ANS poderá adotar outras medidas, como a transferência compulsória da carteira ou até a liquidação da empresa.
Durante esse período, os beneficiários devem continuar tendo acesso aos serviços normalmente. Reclamações ou dúvidas podem ser registradas junto à ANS pelo telefone 0800 701 9656 ou pelo site www.gov.br/ans.