Moradores do bairro Padre Cícero, em Petrolina, vivem dias de tensão e frustração com as constantes quedas de energia elétrica que vêm se repetindo nos últimos meses. A população reclama da falta de solução por parte da concessionária responsável, a Neoenergia, mesmo após sucessivas interrupções que têm comprometido o bem-estar e a rotina das famílias.
Durante participação ao vivo no programa Nossa Voz, o morador Diego Santos fez um apelo emocionado, denunciando que a situação se agravou nos últimos dias. “Esse caso da Neoenergia não é isolado, já tem dois meses com problema. Só fica com uma fase durante a noite. Agora já são três dias seguidos com falta total de energia. Começou no domingo, voltou só segunda às 5 da manhã. Ontem faltou de novo e só retornou hoje às 3 da manhã. Todo dia, quando a gente chega em casa por volta das 8 da noite, não tem energia”, relatou Diego.
Segundo ele, a população tem sofrido com o calor, a presença de muriçocas e a dificuldade de descansar adequadamente para o trabalho do dia seguinte. “Os meninos não conseguem dormir. A gente tá clamando por socorro. Eles vêm aqui, mexem, desligam a energia durante o dia, e à noite fica pior”, completou.
Além do desconforto, os prejuízos financeiros também começaram a surgir. Um morador, que preferiu não se identificar, informou à reportagem que teve seu ar-condicionado queimado em decorrência das quedas de energia. “As oscilações são constantes. Um dia falta de madrugada, no outro à noite, e ninguém dá satisfação. É prejuízo atrás de prejuízo”, lamentou.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Neoenergia em busca de um posicionamento oficial sobre os recorrentes apagões no bairro Padre Cícero e nas regiões vizinhas, a companhia informou que “A Neoenergia Pernambuco informa que identificou a interrupção no fornecimento de energia em algumas ruas do Bairro Padre Cícero e enviou equipes ao local, restabelecendo o fornecimento. Equipes da distribuidora estão no bairro durante todo o dia de hoje para promover uma inspeção completa em todo o circuito para evitar que ocorram novas interrupções ou oscilações de energia.
Caso algum cliente tenha registrado avarias em eletrodomésticos ou eletrônicos, a Neoenergia orienta que ele entre em contato por meio do número 116 para solicitar ressarcimento elétrico. Na hora da ligação, é preciso informar o número do contrato, o equipamento, marca e o horário/dia do ocorrido.”