O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, terá uma reunião nesta sexta-feira (2) com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para começar a definir como será feito o ressarcimento dos aposentados e pensionistas que foram vítimas do esquema bilionário de fraudes.
Segundo apurou a TV Globo, o encontro será durante a tarde, na sede da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília.
Além dos representantes da AGU e do INSS, também devem participar do encontro servidores da Dataprev, empresa de Tecnologia e Informações da Previdência.
A informação foi adiantada no blog da Ana Flor, colunista do g1. De acordo com a reportagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu carta branca para o novo presidente do INSS fazer as modificações que achar necessárias no órgão.
A reunião ocorre após determinação do presidente Lula, que anunciou, em pronunciamento em rede nacional na última quarta-feira (30), que iria garantir o ressarcimento pelas associações à população afetada.
“Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, disse o presidente, na ocasião.
Uma investigação da Polícia Federal revelou, na última semana, um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
🔎O relatório aponta que associações que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS. O prejuízo pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Fonte: G1