A vereadora Rosarinha Coelho (União Brasil) anunciou novas ações do projeto “Gabinete nas Comunidades” durante entrevista concedida nesta segunda-feira (5). De acordo com a parlamentar, a iniciativa busca aproximar o mandato da população, especialmente de áreas periféricas da cidade.
“Toda segunda-feira eu atendo no gabinete na Câmara, eu saio hoje daqui, vou atender a população lá na Câmara. É o dia fixo que eu tenho de atendimento da população, mas como eu sei também da dificuldade da população chegar até a sede às vezes, então a gente criou também o gabinete nas comunidades.”
Segundo a vereadora, neste mês a ação contemplará moradores do Vale do Grande Rio e comunidades próximas, como o Alto do Cocar, onde ela reside, e o Jardim Amazonas. A programação prevê atividades para o sábado, 24 de maio, no período da tarde, e também no domingo pela manhã, voltadas às mães atípicas.
“Esse mês será contemplado o Vale do Grande Rio, que vai pegar ali o Alto do Cocar, que é o bairro onde eu moro, o Jardim Amazonas, que também é do lado, também ali, as imediações, todas aquelas comunidades. Nós vamos fazer lá no sábado à tarde. Eu acho que quando passei a informação, misturei um pouquinho. Sábado à tarde será o gabinete nas comunidades para as mães no geral. No domingo de manhã é que vai ser para as mães atípicas do Alto Cheiroso, numa escola mais séria, eu vou falar o nome aqui para vocês também, onde a gente vai fazer para 50 mães atípicas, e essa inscrição vai ser com a Aamavasf.”
A programação contará com diversos profissionais das áreas de saúde, jurídica e bem-estar. Rosarinha afirma que os atendimentos buscam oferecer suporte e orientações essenciais às famílias.
“Nesse dia vou levar médico, está confirmada também uma pediatra. Temos aí três a quatro psicólogos que vão com a gente, também três advogados. Eu sempre levo uma advogada na área de família, uma advogada na área previdenciária e uma advogada na área de saúde, para tirar dúvidas, para dar orientações a essas comunidades. E além disso, como é o mês de maio, é claro que a vereadora vai preparar aí uns prêmios maravilhosos para a gente fazer sorteios e poder estar prestigiando as mães lá no Vale do Grande Rio.”
O “Gabinete nas Comunidades” voltado às mães atípicas acontecerá em uma escola no bairro Alto Cheiroso, com número limitado de vagas e ações voltadas ao autocuidado.
“O nosso gabinete nas comunidades vai ser uma coisa que eu sempre sonhei fazer também, que é atender as mães atípicas. Nós vamos levar para a escola, aqui no centro, no Alto Cheiroso. A Aamavasf vai ficar responsável e vai ter inscrição, porque são apenas para 50 mães. A gente vai fazer dessa forma porque quer fazer um negócio de muita qualidade no sentido de autocuidado.”
“As mães atípicas, elas cuidam dos seus filhos o tempo todo e elas não têm tempo de se cuidar. Então a gente vai levar maquiagem, vai levar manicure, massagem, profissionais de beleza, médicos para atender essas mães e também advogados na área da saúde, na área previdenciária, porque a gente sabe dessa questão do BPC-LOAS, que muitas mães têm muitas dúvidas sobre isso.”
Além dos projetos de atendimento direto, Rosarinha destacou sua atuação como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e como relatora da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Petrolina.
“Nós temos presidido a comissão lá, a Comissão de Direitos das Mulheres. Eu tenho atuado tanto em defesa das nossas mulheres como também da saúde pública. Na nossa última participação, inclusive na tribuna, eu tenho apresentado aí requerimentos fortes com relação a essas duas pautas.”
A vereadora relatou ter feito um requerimento diretamente à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cobrando mudanças na Delegacia da Mulher de Petrolina.
“Eu fiz um requerimento para a governadora Raquel com relação à Delegacia da Mulher de Petrolina, porque hoje nós temos um titular que é um homem. Não tem um problema, não é por causa só da questão de ser homem, é porque ele não pode ficar à disposição só da delegacia da mulher. Governadora, Petrolina é a terceira maior cidade de Pernambuco. Nós precisamos de uma delegada titular mulher na Delegacia da Mulher.”
Rosarinha defende a ampliação da equipe e estrutura da unidade especializada.
“Esteve na Delegacia da Mulher. Lá nós temos uma equipe comprometida em receber as mulheres. Eu sempre que posso vou lá fazer uma visita, conversar com todo mundo. Mas tem duas coisas que a Delegacia da Mulher de Petrolina precisa urgentemente. Uma é uma equipe multidisciplinar lá dentro de apoio, que é psicóloga, assistente social, para que possa acolher melhor as mulheres, seja de madrugada, durante o dia ou no final de semana quando elas chegam.”
Ao abordar sua atuação na área da saúde, Rosarinha afirmou que estuda o funcionamento do sistema público e que tem cobrado ações dos três níveis de governo, com destaque para problemas enfrentados por usuários do SUS na cidade.
“Como relatora da saúde, eu tenho estudado bastante a questão do sistema tripartite, que eu já estudo desde muito jovem, porque sou apaixonada pelo SUS. E o que é que acontece? Nós temos os três entes da federação e a gente precisa cobrar dos três entes. Nós precisamos cobrar do município, que é a gestão mais próxima do povo, que é a prefeitura. A Secretaria de Saúde é uma secretaria que tem uma atuação muito forte, mas também vai ter sempre muita cobrança, porque está pertinho de casa. Mas as obrigações do município precisam ser divididas com o governo do estado. Hoje nós temos uma preocupação muito grande”, finalizou.