Nos dias 16 e 17 de maio, Petrolina volta no tempo com mais uma edição do evento “Para Sempre São João”, que resgata a tradição junina dos anos 1990. Promovido pela Prefeitura, o festejo acontecerá na Avenida dos Tropeiros e deve movimentar não apenas o setor cultural, mas também a economia local, com expectativa de atrair mais de 10 mil pessoas por noite.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, Giovani Costa, a proposta do evento é retomar a memória afetiva dos antigos festejos do Parque Municipal.
“De resgatar esse lembrar um pouquinho daquele São João ali do Parque Municipal dos anos 90, São João do tempo de Fernando Bezerra, que era um sucesso. Eu acho que quem é um pouco mais da idade ainda do tempo de 1990, lembra do São João de lá. Então, foi uma ideia que a gente trouxe, a gente centralizou, botou num bairro, na Avenida dos Tropeiros, onde ele pega ali mais de nove bairros. A gente centralizou para poder relembrar esse festejo, esse São João raiz mesmo, que foi criado nos anos de 1990.”
O evento será realizado em um trecho da avenida que, segundo o secretário, foi escolhido estrategicamente para evitar impactos ao comércio local. Um terreno ao lado também será utilizado para ampliar a estrutura.
“A gente pensou… não só vai ser utilizada a avenida, mas a gente tá pegando um terreno ao lado, onde a gente vai fazer uma estrutura para esses restaurantes, para poder aumentar mais ainda. Se bem que a avenida, se você quiser, você vai aumentando, que ela é gigante. Mas a gente limitou em uma parte, até para não prejudicar o comércio, e utilizamos uma área do lado para essa infraestrutura. A gente espera aí mais de 10 mil pessoas no dia.”
A programação contará com quatro atrações por noite. No dia 16, estão confirmados Devinho Novaes, Guilherme Ferri, Anny Barbi e o Tec Sertanejo. Já no dia 17, sobem ao palco Magníficos, Mastruz com Leite, Mateus Torres e Trio Grana.
“Eu até peço aqui, né, que o pessoal procure chegar cedo, porque a gente tá colocando aí quatro bandas por noite. A partir de 7h30 da noite já vai estar começando, porque a gente tem um horário de término do evento. Então é importante chegar cedo para curtir tudo.”
A Prefeitura também anunciou um esquema de segurança reforçado, em parceria com diversos órgãos, incluindo as polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, além de seguranças particulares.
“A gente já sentou, quero aqui agradecer mais uma vez aos órgãos de segurança. A gente sempre tem essa parceria com a Polícia Militar, Civil, o BIESP, a Polícia Federal, a Rodoviária Federal, e a AMMPLA. Como vai começar a parte da montagem, então vai ter ali alguns gargalos, desvios que vão ser feitos. Além dos órgãos de segurança, vamos estar colocando segurança particular para revista. Todos os eventos da gente têm isso, para garantir tranquilidade às pessoas. E sempre encontra alguma arma branca, algo indevido, então a gente tem essa preocupação.”
O evento, segundo a gestão municipal, também serve como preparação para o São João oficial de Petrolina, que será realizado no Pátio Ana das Carrancas, entre junho e julho. A estrutura já começou a ser montada há quase um mês.
“Já começou, quem passar por lá vai ver que a vila cenográfica já tá com a cara mesmo de vila. Mas ainda tem muitos detalhes. Esse ano a gente procurou inovar na parte cênica da vila e também no palco. Esse ano a gente está botando um palco em 3D, vai ter um volume maior de ícones no palco, muito LED. Estamos aumentando o palco também: ele vai ter 63 metros de largura por 19 de altura. Um palco impactante para o maior e melhor São João do Brasil.”
A Prefeitura também está em diálogo com operadoras de telefonia e com o Ministério das Comunicações para melhorar o sinal na área do pátio durante os festejos oficiais.
“Cada ano a gente senta com a Anatel. Há dois anos, eles mandaram uma equipe para fazer o levantamento. No ano passado, já enviaram equipamentos para melhorar. E esse ano a gente espera que tragam mais, porque eles disseram que a cada ano vão identificando os gargalos. Então, é um trabalho conjunto com as operadoras, para que o público tenha conectividade.”