Após pedidos de moradores dos bairros Cosme e Damião e Bela Vista, em Petrolina, por melhorias na segurança da BR-407, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirmou que ações estão em andamento para atender parte das demandas. Nesta quinta-feira (8), o chefe do órgão no município, Anderson Nunes, falou sobre o assunto em entrevista à Rádio Grande Rio FM.
“Atualmente fazendo serviços de instalação de barreira de proteção, barreira do tipo de concreto nessa localidade entre o Posto Asa Branca até as proximidades do parque de vaquejada”, explicou Anderson. Segundo ele, também estão sendo instaladas sinalizações horizontais e verticais.
Ainda de acordo com o gestor, a instalação de faixas de pedestres está prevista como próxima etapa da obra. “Inclusive já foram instaladas duas, mas ainda está em fase de implantação das demais, bem como de lombada física”, acrescentou.
Sobre a cobrança por radares eletrônicos, Anderson destacou que a instalação depende de um processo mais longo. “A questão dos radares, os redutores eletrônicos de velocidade, os controladores de velocidade, os radares, eles demandam um tempo maior de planejamento do DNIT, fazer a licitação, programar a instalação em todo o estado. Demanda um pouco mais de tempo, é uma burocracia um pouco maior.”
Enquanto isso, o DNIT adotará medidas paliativas. “Serão instaladas barreiras físicas para reduzir temporariamente a velocidade, porque apesar do trecho estar sinalizado com a velocidade regulamentada, os usuários excedem esse limite”, afirmou.
Anderson também mencionou ações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. “Temos feito algumas ações junto à PRF, ações educativas também para educação da população no trecho, que respeite as regras de trânsito para evitar esse tipo de acidente.”
Questionado sobre a possibilidade de retirada das barreiras de concreto, o gestor foi enfático: “ A barreira permanente é uma medida de segurança para dividir o fluxo de trânsito das rodovias. Ela é necessária em rodovias duplicadas para garantir a segurança dos usuários, dos pedestres, motoristas, transporte de carga e de passageiros.”
Manutenção e obras em outras rodovias
Durante a entrevista, o chefe do DNIT também foi questionado sobre o andamento de obras em outras vias da região. A respeito da Ponte Presidente Dutra, Anderson afirmou: “É o percurso que traz mais volume de tráfego para nossa malha. Nós temos operações tapa-buraco frequentes na ponte, inclusive foi feita na semana passada.”
Ele aproveitou para reforçar a necessidade de respeito à sinalização. “Lá já tem um redutor eletrônico de velocidade. Pedimos que também respeitem a questão da velocidade da via.”
Sobre a BR-235, Anderson explicou que a rodovia está em processo de refederalização. “Ela está atualmente pendente de apresentação de alguns documentos por parte do governo do Estado. É tipo um raio-X, uma radiografia que o governo tem que apresentar ao DNIT para a gente saber o que tem hoje: se há pendência ambiental, jurídica ou qualquer outro passivo.”
Segundo ele, só após essa etapa será possível planejar uma recuperação completa. “A partir daí sim, fazer uma recuperação completa da rodovia com roçada, tapa-buraco e até a restauração da própria pista.”
Duplicação da BR-407 e interferência de obras da Compesa
Por fim, Anderson comentou sobre o andamento da duplicação da BR-407, especialmente na Avenida Honorato Viana. “O projeto passa atualmente por um relatório de revisão. Ela deu uma desacelerada porque está havendo ajustes no contrato para poder voltar e acelerar a obra.”
Ele explicou que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) precisou realocar redes de água e esgoto que estavam sob o trajeto das vias marginais. “Isso está sendo feito para uma rua paralela à Honorato Viana. Eles tiveram alguns empecilhos, como tipos diferentes de solo, material de rocha e contenção, o que demanda equipamentos e força de trabalho diferenciada.”
Ao final, destacou obras já entregues. “Já entregamos o viaduto do entroncamento da BR-407 com a BR-428 e também a rotatória na frente do carro, no Parque Bandeirantes.”