Professores das turmas de infantil IV e infantil V da rede municipal de ensino de Juazeiro, participaram, nesta terça-feira (13), de uma formação com foco na abordagem dos gêneros textuais na Educação Infantil. Os encontros, que acontecem até quinta-feira (15), integram o ciclo 2024 do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada/CNCA e do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil/LEEI.
A formação vai atender cerca de 250 docentes da sede e do interior do município. Uma delas é Arlete Rangel, professora da EMEI Nossa Senhora das Grotas, na comunidade de Carneiros, na zona rural. “Essa formação é muito importante para a nossa rotina, porque adquirimos novos conhecimentos, levamos novas experiências para as crianças e transformamos a nossa sala de aula”, pontuou Arlete.
A articuladora municipal do CNCA, Carla Cunha, explicou que o encontro dá continuidade ao ciclo de formações do CNCA, que vem acontecendo desde 2024 e deve ser finalizado em junho. “Estamos com toda a equipe de formação da Secretaria de Educação trabalhando com o tema gêneros textuais na Educação Infantil, com o objetivo de implementar e fortalecer as práticas de leitura e escrita das nossas crianças”.
—
Eneida Trindade – Ascom/PMJ