Durante entrevista ao programa Nossa Voz, o conselheiro tutelar Gabriel Bandeira destacou as ações desenvolvidas pelo Conselho Tutelar de Petrolina no mês de maio, que integra a campanha Maio Laranja, voltada à prevenção e combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
“Esse mês é um mês importante que traz pra população um mês de conscientização. A gente frisa que o dia de combate ao abuso e à exploração sexual de criança e adolescente são todos os dias”, afirmou. Gabriel ressaltou que a mobilização permanente deve envolver toda a sociedade e as instituições que compõem a rede de proteção.
Ele explicou que, ao longo do mês, estão sendo realizadas palestras em escolas da cidade com foco na orientação e prevenção. “O Maio Laranja veio realmente pra trazer ações, que são palestras nas escolas, que levam ali para aquelas crianças como se proteger desse tipo de violência”, disse. O conselheiro relembrou casos graves registrados na região.
Além da agenda educativa, Gabriel afirmou que o Conselho Tutelar tem acompanhado processos em andamento junto ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para garantir agilidade nas investigações e punições. “Estamos dando andamento a algumas situações tanto pelo Ministério Público como pelo Poder Judiciário para que possa dar agilidade a esses processos”, afirmou.
Como parte da programação do Maio Laranja, será realizada nesta sexta-feira (17) uma passeata em frente à Prefeitura de Petrolina, com início às 8h. A ação é promovida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Creas, psicólogos e conselheiros tutelares. “Convoco toda a sociedade para que se faça presente, todos os atores da rede de proteção, para que a gente possa estar levando realmente essa mensagem, a mensagem de proteção das nossas crianças, nossos adolescentes”, declarou.
Ao final da entrevista, Gabriel reforçou os canais de denúncia disponíveis para casos de violência contra crianças e adolescentes. “Nós temos o Disque 100, que é o canal oficial da Secretaria de Direitos Humanos. Todos podem fazer a denúncia através do Disque 100, que vai chegar tanto ao Ministério Público quanto ao Conselho Tutelar e à Polícia”, explicou. Ele também informou o contato do Conselho Tutelar da região 2 de Petrolina: (87) 3983-6475. “As pessoas podem entrar em contato para relatar situações e buscar orientações e os devidos encaminhamentos para crianças e adolescentes em risco ou vulnerabilidade social”, concluiu.