A Prefeitura de Petrolina vem consolidando uma política pública robusta voltada para a primeira infância com foco na ampliação da oferta de vagas, qualificação do atendimento e construção de novas unidades educacionais para crianças de 0 a 5 anos. Por meio do programa Nossa Infância, a gestão vem reestruturando e expandindo a rede de creches e pré-escolas no município.
Em 2025, já foram entregues quatro novas unidades e outras 10 estão em construção. Para o início de 2026, está prevista a entrega de mais 10 creches, como parte do plano de universalização do acesso à educação infantil. Atualmente, a rede municipal de Petrolina conta com 172 unidades que atendem a primeira infância, entre conveniadas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Escolas Municipais de Educação Infantil em Tempo Integral (EMEITIs) e escolas regulares com turmas de educação infantil.
A política municipal tem metas ambiciosas: manter a taxa de 100% de atendimento para crianças de 4 a 5 anos até o fim de 2025 e atingir a universalização do atendimento para crianças de 0 a 3 anos até 2033, isso irá acontecer de forma escalonada. Isso significa garantir que, nos próximos anos, todas as crianças de até 6 meses já tenham acesso garantido a vagas em creche.
Hoje o município já alcança 98,6% de cobertura para crianças de 4 e 5 anos, segundo dados do Observatório da Fundação Abrinq. Petrolina segue não medindo esforços para se manter como uma das referências nacionais em atendimento à primeira infância.
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria de Educação