Petrolina lança Sistema Municipal de Cultura e se torna a primeira cidade de PE a implantar o Mapa Cultural

0

Petrolina viveu nesta terça-feira (20) um marco histórico para a classe artística local: o lançamento do Sistema Municipal de Cultura, que reúne o Plano Municipal de Cultura, o Conselho, o Fundo Municipal e uma cartilha de elaboração de projetos culturais. A grande novidade da solenidade, no entanto, foi a apresentação da plataforma Mapa Cultural, tornando a cidade a primeira de Pernambuco a implantar essa ferramenta digital fora do âmbito estadual.

O evento reuniu artistas, produtores, autoridades e representantes da sociedade civil. Durante o lançamento, o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, destacou a importância da iniciativa como um divisor de águas para a democratização do acesso aos mecanismos de fomento. “Petrolina pousa lindamente nessa janela de esperança para a cultura. Somos a única cidade do estado com um Mapa Cultural municipal e com uma cartilha que orienta a elaboração de projetos. Isso nos coloca muito bem na fita como estimuladores de políticas públicas inclusivas para todos e todas”, afirmou.

A plataforma permitirá o cadastro e a visualização de toda a cadeia produtiva cultural da cidade — do cantador de toada no interior à figurinista da periferia, passando por artistas, grupos, coletivos e produtores. O objetivo é dar visibilidade, facilitar a contratação e integrar os diversos segmentos culturais em uma base acessível, democrática e de domínio público. Segundo Cássio, além do QR Code para acesso digital, haverá distribuição física da cartilha em comunidades do Sequeiro, áreas irrigadas e periferias. A proposta é que ninguém fique de fora.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, ressaltou a importância da organização institucional do setor e da escuta à classe artística. “O Conselho de Cultura foi fundamental para consolidar esse sistema. Estamos valorizando os artistas, dando visibilidade e, com isso, conseguimos até fortalecer outras áreas, como a educação, através da formação de plateia. Hoje, nossos alunos da rede municipal frequentam o teatro gratuitamente, algo que antes só era possível para quem podia pagar”, explicou.

Além de facilitar o mapeamento de artistas e iniciativas culturais locais, a plataforma também servirá como repositório de editais e registros de ações públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal. Será, portanto, um canal de transparência e informação para produtores e interessados em acessar políticas públicas de fomento.

O prefeito Simão Durando participou do lançamento e apresentou números que refletem o avanço das políticas culturais no município. “De janeiro até agora, já investimos R\$ 1,6 milhão em cultura. O Mapa Cultural é um raio-X dos nossos artistas, artesãos, grupos culturais, por bairro, por região. Isso é inovação, é compromisso. E vamos além: em março do ano que vem, entregaremos o tão sonhado Teatro Municipal”, anunciou.

Simão também destacou os investimentos em tradição popular, como o fomento às quadrilhas juninas. Este ano, o número de grupos infantis dobrou, e muitos jovens que estrearam nas categorias de base hoje já integram as quadrilhas adultas. “Estamos preparando as futuras gerações para manter vivas nossas tradições. E o Mapa Cultural vem coroar esse trabalho de valorização e reconhecimento da nossa identidade”, afirmou.