São João da Gente vai contar com Observatório dos Direitos das Mulheres, garantindo mais segurança durante os dias de festa

0

A programação do São da Gente começa nesta quinta-feira (22) e, além das atrações culturais, o evento também vai contar com reforço na segurança das mulheres juazeirenses. Durante os festejos, a Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ vai promover o Observatório dos Direitos das Mulheres, uma importante ação de prevenção e combate à violência.

A iniciativa integra o programa Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher, lançado em 2025, e busca garantir um ambiente mais seguro para as mulheres durante grandes eventos públicos.

O Observatório atuará de forma estratégica, com ações de sensibilização e distribuição de materiais informativos ao público, além de estar atento a possíveis situações de violência.

“Sabemos que em momentos festivos, com consumo de álcool e outras substâncias, infelizmente aumentam os casos de agressão. Nossa presença é para sensibilizar, orientar e, se necessário, acionar as forças de segurança para garantir a proteção das mulheres”, destacou a secretária da Mulher e Juventude, Érica Daiane.

No local do evento o Observatório contará com o suporte de órgãos como a Patrulha da Mulher e a Ronda Maria da Penha, reforçando a articulação entre os serviços públicos de proteção à mulher.

Além do São João, a proposta do Observatório será implementada em outros grandes eventos da cidade, como o aniversário de Juazeiro e o Carnaval, ampliando o alcance da política de enfrentamento à violência contra à mulher e promovendo uma cultura de respeito e equidade.

A Secretaria da Mulher e Juventude reafirma o compromisso com os direitos das mulheres e convida toda a população a se engajar nessa luta coletiva.

Ações integradas em prol das mulheres vítimas de violência

Além do Observatório dos Direitos das Mulheres, a SMJ também atua como parceira do Programa Juazeiro Sem Fome, que vai contar com stand de arrecadação e alimentos durante os dias de festa. A iniciativa será destinada a mulheres vítimas de violência, atendidas pela Ronda Maria da Penha e pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher/CIAM.

Para participar da ação, cada cidadão ou cidadã pode levar 1kg ou mais de alimentos. O stand de arrecadação estará posicionado na entrada dos locais de festa, facilitando a entrega dos donativos. A ação conta com a estrutura montada e o apoio da Ronda Maria da Penha e da Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ, além da Guarda Municipal para organização e segurança.