Arrasta-pé e corrida de jegues: Jecana é um dos eventos juninos mais importantes do interior de Petrolina

0

Tradição, irreverência e cultura popular movimentam a zona rural e atraem multidão para o distrito de Capim

Em meio aos grandes shows e à programação intensa do Ciclo Junino de Petrolina, um evento peculiar e carregado de tradição se destaca no interior do município: a Jecana. Realizada no distrito de Capim, que fica a cerca de 20km da cidade, a festa celebra suas raízes nordestinas com uma mistura única de forró pé de serra, culinária típica e a famosa corrida de jegues, que é o ponto alto da programação.

A Jecana do Capim é considerada um dos eventos juninos mais autênticos do interior pernambucano. Com 52 anos de história, a celebração reúne milhares de pessoas todos os anos em um clima de festa popular, que valoriza o homem do campo, os costumes da caatinga e o humor nordestino. A edição de 2025 contará com grandes atrações musicais. No sábado (7), a festa vai ser animada pelos cantores Sérgio do Forró e Deinho Sales. Já no domingo (8), a animação será embalada por Malla 100 Alça e pelos cantores Arthurzinho e Túlio Duarte.

Mais do que uma competição inusitada, a corrida representa a resistência de um modo de vida ligado à terra, aos animais e à identidade sertaneja. Os participantes chamados de “jocs” disputam o pódio montados em jegues, levando alegria e muitas risadas ao público. A irreverência se completa com o concurso do jegue mais estiloso, o Jegue Fashion, e do matuto mais criativo, que estimulam a participação popular e o resgate de elementos culturais locais.

Além de muito forró e a tradicional corrida de jegues, tem também a movimentação econômica. A estimativa é movimentar R$ 3 milhões e gerar 500 empregos diretos e indiretos. Na vila, onde moram quase 200 famílias, vão ser montadas nove barracas com serviços de bares e restaurantes e uma média de 60 ambulantes vão expor seus produtos.

O evento espera a participação de cerca de 60 corredores, que vem de outros estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Piauí, Sergipe, entre outros. A expectativa é de atrair mais de 20 mil pessoas vindas tanto de Petrolina quanto de municípios vizinhos.

Programação

A programação começa na sexta-feira (6), com uma missa, às 19h, na igreja católica local, depois acontece uma quermesse com barracas de comidas e bebidas da região. No sábado (7), as comemorações iniciam às 16h, com o torneio de futebol no campo da comunidade do Capim. No período da noite serão abertas as barracas e haverá shows a partir das 20h, com o ‘Forró da Rabichola’, ao som de Sérgio do Forró e Deinho Sales. Já no domingo (8), acontecerá a tradicional corrida de jegue, às 9h, depois tem o desfile do Jegue Fashion. A partir das 14h o público conta com o ‘Forró do Poeirão’, com shows da banda Malla 100 Alça, e dos cantores Arthurzinho e Túlio Duarte.

Texto: Luzete Nobre
Assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Fotos: Deivid Menezes

Secretaria de Comunicação de Petrolina