Agricultores familiares de Petrolina fornecerão alimentos para programa da CONAB

0

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), se reuniu nesta segunda-feira (26) com os representantes das cinco associações de produtores da agricultura familiar que tiveram seus projetos aprovados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 2025. Com orientação técnica dos profissionais da Secretaria, os projetos foram contemplados com um valor de R$ 1.105.790,13 para distribuição de alimentos à entidades do município através de doação.

O Programa de Aquisição de Alimentos vai beneficiar 75 famílias de produtores familiares das Associações do Assentamento Mansueto de Lavor, Assentamento Nossa Senhora de Fátima, Associação de Mulheres de Baixa do Tatu, Terra da Liberdade e Mandacaru. Todos os produtos serão distribuídos para três entidades do município: Restaurante Popular de Petrolina, que é mantido pela Prefeitura e serve cerca de 1.500 refeições diárias; à Casa de Acolhimento Anjo da Guarda; e a Associação Mãos Solidárias Petrolina, que mantém a Cozinha Solidária Margarida Alves, no bairro João de Deus. Entre os produtos que serão distribuídos estão abóbora, alface, tomate cebola, beterraba, cenoura, coentro, couve, além de frutas como manga, goiaba, mamão, banana e uva e carne caprina.

Para a agricultora familiar e Presidente da Associação de Mulheres de Baixa do Tatu, Paulina Maria da Silva, a aprovação do projeto na Conab foi recebido com muita alegria pelos produtores. “Eu fiquei muito feliz em ser contemplada com este programa. Agora vamos ter uma renda a mais e ela vai ajudar bastante a nossa comunidade, estamos nos preparando para começar a distribuir os nossos produtos. Era a oportunidade que estávamos aguardando há bastante tempo. Então é o momento de comemorar e entregar os nossos produtos”, ressaltou Paulina Maria.

———

Assessor de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU)

Secretaria de Comunicação de Petrolina